
O pré-natal é fundamental e deve começar tão logo se confirme ou planeje a gravidez. "Por meio dele são feitos os exames que permitem avaliação materna e a observação do desenvolvimento do bebê, além de buscar o bem-estar da futura mamãe até a hora do parto. É o momento ideal para que a gestante possa esclarecer suas dúvidas sobre gestação, parto e maternidade".
É importante que se estabelece uma relação de confiança entre a grávida e o médico, esclarecendo o aparecimento de sintomas, a importância da boa alimentação, a preparação para o parto e tudo mais. São solicitados alguns exames, que variam de acordo com a necessidade de cada caso, para garantir o bem estar materno e fetal. “Tudo o que a futura mamãe faz, ou deixa de fazer, durante os nove meses de gestação, tem um grande impacto na saúde do bebê”, afirma.
Além dos exames, a gestante deve frequentar cursos apropriados para grávidas, que são importantes para auxiliar o acompanhamento da gestação. A “Parto sem Medo” indica um curso que visa uma preparação para o parto natural, de forma a familiarizar o casal. Curso que ofereça informações e orientações baseadas em evidências científicas que proporcionam segurança e confiança para agir com tranquilidade e harmonia nesta hora tão aguardada, que é o nascimento de um filho.
É importante lembrar que uma dieta balanceada, atividade física supervisionada, assiduidade nas consultas de pré-natal, são importantes para que a gestante consiga atingir seu objetivo maior que é, retomar seu papel de protagonista da gestação e parto, momento em que demonstrara toda sua força e coragem para cumprir seu papel. Assim, os futuros papais ficam seguros para curtir essa evento tão especial.