Júlia: Peso : Perda e Ganho de :
sendentarismo e a anorexia
Perda excessiva de peso : O que pode indicar
Alterações metabólicas importantes como o diabetes tipo 1 e 2 e o hipertireoidismo. "A probabilidade de perder peso por conta da alteração da tireoide se relaciona com a gravidade do problema – quanto mais severa a alteração dos níveis de hormônios tireoidianos (T3 e T4), maior a perda de peso, por causa da ativação do metabolismo. No diabetes, o organismo não consegue utilizar a glicose como fonte de energia, então usa as gorduras e as proteínas", explica Rocha. Além disso há os problemas psicológicos, que muitas vezes também podem provocar o sintoma, como, por exemplo, quadros de depressão e anorexia.
O que fazer
Visite um endocrinologista, ginecologista ou clínico geral. Exame físico e testes de sangue ajudarão no diagnóstico preciso.
Como se trata
É preciso controlar a doença de base. No caso do hipertireoidismo, por exemplo, a terapia aplicada é à base de hormônios.
Previna-se
O mais importante é investir naqueles hábitos de vida saudáveis, assim como fazer os exames de rotina com regularidade.
Aumento excessivo de peso: O que pode indicar
Na maioria dos casos, uma compulsão alimentar, associada a maus hábitos e sedentarismo. "Em apenas 3% dos casos o sintoma indica hipotireoidismo e em 1% dos casos doença de cushing, uma desordem endócrina em que há um aumento dos níveis de cortisol no sangue", esclarece o endocrinologista Tércio Rocha. Quando o problema é a alteração da glândula tireoide, cansaço e a tendência à depressão são outros sintomas presentes.
Veja como cuidar do peso
O que fazer
Um endocrinologista, um ginecologista ou clínico geral podem ajudar. Mediante exame físico e testes de sangue específicos para medir desequilíbrios metabólicos, como a avaliação do TSH e da antitireoglobulina.
Como se trata
Alterações endócrinas são controladas com o uso de hormônios. "Para as compulsões indicamos dieta, exercícios, ativadores metabólicos e psicoterapia", diz Rocha.
Previna-se
Adotar uma dieta saudável, praticar exercícios físicos e fazer check-ups regulares, pelo menos uma vez ao ano, ajudam na prevenção de todas as doenças citadas.