Pular para o conteúdo principal

Momento Malú : Reposição Hormonal : Saiba Mais :


Teste farmacogenético do Estrogênio ajuda na avaliação do risco de desenvolver câncer de mama.
Paciente iniciou um tratamento psiquiátrico para entender o que ocasionava frequentes mudanças de humor, irritabilidade, calores inesperados, entre outros problemas físicos e emocionais. 
Após algumas seções, descobriu que o seu problema não era psíquico ou emocional, e sim, químico. 
Ela havia entrado na menopausa e precisava fazer terapia reposição hormonal (TRH). A decisão de iniciar o tratamento com uso de estrogênio só veio após receber os resultados do teste farmacogenéticos de estrogênio, indicado pelo médico.

"Meus amigos e familiares ficaram preocupados por não termos informações científicas que pudessem garantir que eu não teria algum tipo de câncer de mama, devido à reposição de estrogênio", comenta a psicóloga, de 57 anos. 
Por isso decidi fazer o teste farmacogenético de estrogênio, a fim de tomar uma decisão segura sobre o tratamento com a reposição desse hormônio".
Recém-chegados ao mercado brasileiro, esses testes de DNA para Saúde da Mulher são realizados pelos laboratórios da Iverson genetics nos Estados unidos e distribuídos aqui no Brasil pela GnTech Tests. Pelo teste são avalizados complexos algoritmos que cruzam os dados clínicos do paciente, as características individuais de seus genes (genótipo) e as propriedades farmacológicas de medicamentos - neste caso, o Estrogênio. As informações determinam como o Código Genético de cada indivíduo pode influenciar na sua aceitação e resposta a determinadas medicação.
O resultado do exame laboratorial de Rosangela indicou que ela tem baixa tendência para câncer de mama e é uma paciente apta para a reposição hormonal.
Mapeamento através do DNA:
Pesquisas científicas mostram que substâncias provenientes do metabolismo do estrogênio foram reconhecidas como fatores de risco primários para o desenvolvimento de câncer de mama. Todo indivíduo possui genes que produzem enzimas, que são substâncias capazes de degradar o estrogênio. 
Os genes variantes (ou anormais) que codificam as enzimas responsáveis pela degradação do estrogênio são comuns. E a maioria dos indivíduos possui duas ou mais variantes genéticas – algumas com maior risco de desenvolver câncer, outras são benéficas e diminuem essa possibilidade.
Exemplo de resultado (abaixo) mostra análise de genes, relacionando-a à interação medicamentosa em paciente:
Dietor Médico explica que a Farmacogenética é um dos campos de estudo que analisa a partir de determinados genes humanos as possíveis respostas individuais a alguns dos medicamentos mais utilizados no tratamento de diversas doenças. 
O sequenciamento do genoma humano é uma das maiores aquisições da Ciência em todos os tempos. 
Um avanço científico abre portas para uma infinidade de novas pesquisas e tecnologias e já começa a transformar radicalmente a vida das pessoas no país", comenta o médico psiquiatra.
Muitas mulheres não sabem o que está acontecendo com elas, acham que estão ficando "birutas", e acabam entrando em depressão, garante a psicóloga. 
Após iniciar o tratamento químico, associado a exercícios físicos, emagreci 10 quilos, e não sinto mais os sintomas negativos da menopausa
Genes ajudam a avaliar riscos de câncer de mama:
Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que até 2030 aproximadamente 1 bilhão de mulheres sofrerão a menopausa, em todo o mundo. Atualmente, no Brasil, 13,5 milhões de mulheres estão no climatério, o período que antecede a menopausa. Uma das alternativas mais modernas para minimizar problemas e ajudar as mulheres e seus médicos a optar por recursos de reposição hormonal está na análise do DNA das pacientes.

Às mulheres que já utilizam, ou pretendem iniciar terapia de reposição hormonal (TH), o Teste Farmacogenético do Estrogênio ajuda na avaliação do risco de desenvolver câncer de mama. Trata-se especificamente de uma ferramenta auxiliar, baseada na análise dos genes CYP1A1, CYP1B1 E COMT e de fatores de riscos clínicos, para auxiliar na tomada de decisão no caso de indicação de terapia de reposição hormonal.
No caso da paciente , o teste permitiu ao médico psiquiatra saber se há variações genéticas conhecidas por influenciar no risco da paciente desenvolver câncer de mama, que somados a outros fatores, como obesidade, sedentarismo, risco herdado, uso de cigarros, álcool e outras drogas, permitiram uma avaliação adequada. 


Descobrir se a mulher possui alto, médio ou baixo risco de desenvolver câncer de mama no caso de terapia de reposição hormonal ajudará em uma tomada de decisão mais segura pela paciente e pelo próprio médico, que terá uma base científica para orientar as opções de tratamento no caso específico e rapidamente" garantiu o  fornecedor do teste.

Postagens mais visitadas deste blog

Receita-Pamonha Assada :

Ingredientes 4 xícaras de chá de milho verde 6 espigas 2 xicaras de cha de leite 1 colher sopa de margarina 1 x e meia de cha de açucar 4 colheres de sopa de amido 1 colher sopa de fermento Preparo Bata no liquidificador todos os ingredientes, depois junte 1 colher de sopa de fermento em pó e bata só para misturar. Despeje a mistura em uma forma de aro removivel enfarinhada e leve para assar em forno pré-aquecido em 200º coberta com papel aluminio até dourar. Mais ou menos 40 minutos. depois retire o papel para dourar mais um pouquinho desenforme depois de fria.

Receita-X-Bacon :

Ingredientes : 2 fatias de Bacon Fatias Double Smoked Seara Gourmet 1 pão de hamburguer com gergelim cortado ao meio Folhas de alface mimosa verde a gosto Fatias de tomate a gosto Cebola roxa em rodelas a gosto 2 colheres de maionese 1 Tradicional Burguer Seara Gourmet ao ponto 2 fatias de queijo emmental Modo de preparo Em uma frigideira, junte as fatias de Bacon Fatias Double Smoked Seara Gourmet. Ligue o fogo no mínimo e grelhe as fatias de bacon por cerca de 4 minutos virando na metade do tempo ou até estarem douradas; Na parte inferior do pão de hambúrguer adicione as folhas de alface, as rodelas de tomate, a cebola roxa, a maionese, o Tradicional Burguer Seara Gourmet ao ponto, as fatias de queijo e o bacon. Feche com a metade superior do pão e sirva.

Barbatimão-Propriedades , Benefícios :

Barbatimão-Propriedades , Benefícios : Os benefícios do barbatimão estão relacionados às suas propriedades antibacterianas, anti-inflamatórias, antissépticas, adstringentes e cicatrizantes. Por isso, a planta é estudada para o tratamento de diversas doenças, desde doenças geniturinárias femininas (como a infecção urinária) até cânceres....