Pular para o conteúdo principal

Valéria : As Doenças de Verão :

Valéria : As Doenças de Verão :

2-Doenças de Verão :
Na estação mais quente do ano ficamos doidas para ir pra praia tomar água de coco, entrar no mar, caminhar na areia e tomar um pouquinho de sol.
Aproveitar tudo isso é muito bom, mas é preciso ficar atenta às doenças que pode contrair neste período.
As doenças mais comuns. Fique de olho e mantenha-se bem longe de cada uma delas.

*Queimadura solar
É provocada pela exposição excessiva ao sol.
Além da vermelhidão na pele, pode causar falta de ar, dor de cabeça, náuseas e tontura, elevar a temperatura do corpo e até mesmo à inconsciência.
Nos casos mais graves, podem acontecer desidratação e formação de bolhas.

Longe de mim: evite ficar no sol entre 10h e 16h e no restante do horário use protetor solar (lembre-se de passá-lo 15 minutos antes da exposição).
É aconselhado também tomar cerca de 2 a 3 litros de água por dia.

Peguei! E agora?: Ao primeiro sinal de insolação, vá para sombra e tome muita água. Dependendo do estágio, procure o médico, pois pode haver necessidade de soro.
 Resfriar o corpo e hidratar a pele são fundamentais.

*Bicho geográfico
É um tipo de pulga, denominada Tunga penetrans que se aloja na pele para alimentar-se do sangue e depositar seus ovos. Ela prefere as regiões próximas as unhas e começa com uma leve coceira no local. Só contrai a doença quem fica em locais com urina ou fezes de animais.
Longe de mim:
Não ande descalça em áreas de risco (a praia é um local de risco), principalmente se tiver alguma ferida nos pés.
Peguei! E agora?: Procure o dermatologista. As compressas de gelo aliviam a coceira.
*Micoses
A umidade da pele favorece o aparecimento das micoses, que são causadas por fungos (de solo, animais e pele) que podem ser adquiridos na praia ou piscina.
Em contato com a pele úmida, eles se desenvolvem rapidamente. E como no verão transpiramos mais e ficamos muito tempo com a pele úmida, torna-se comum.
A doença inicia-se com uma pequena lesão vermelha, que escama e coça.

Longe de mim: Mantenha os pés, unhas e mãos sempre secos e tome cuidado com locais como saunas e piscinas.
Não compartilhar roupas de banho e tirar o biquíni assim que chegar em casa é mais do que recomendado.

Peguei! E agora?: Procure um dermatologista, ele vai indicar o medicamento correto para o seu caso. As vezes uma pomadinha é suficiente.

*Acne
Durante o verão a oleosidade da pele aumenta, o que favorece o surgimento de acne, que é caracterizada pela inflamação dos folículos pilossebáceos, que são os "poros" existentes na pele.
Além disso, a exposição solar, em um primeiro momento, pode até melhorar o aspecto, porém, após alguns dias, há o aumento da produção sebácea o que piora o quadro.
Longe de mim: Evite se expor demais ao sol. Use produtos para regular a oleosidade e protetor solar para pele com tendência a acne.
Peguei! E agora?: Há inúmeros cremes que ajudam a limpar os poros e reduzir as acnes. No entanto, mesmo que seu caso não for grave, é sempre bom consultar um dermatologista.

Postagens mais visitadas deste blog

Receita-Pamonha Assada :

Ingredientes 4 xícaras de chá de milho verde 6 espigas 2 xicaras de cha de leite 1 colher sopa de margarina 1 x e meia de cha de açucar 4 colheres de sopa de amido 1 colher sopa de fermento Preparo Bata no liquidificador todos os ingredientes, depois junte 1 colher de sopa de fermento em pó e bata só para misturar. Despeje a mistura em uma forma de aro removivel enfarinhada e leve para assar em forno pré-aquecido em 200º coberta com papel aluminio até dourar. Mais ou menos 40 minutos. depois retire o papel para dourar mais um pouquinho desenforme depois de fria.

Receita-X-Bacon :

Ingredientes : 2 fatias de Bacon Fatias Double Smoked Seara Gourmet 1 pão de hamburguer com gergelim cortado ao meio Folhas de alface mimosa verde a gosto Fatias de tomate a gosto Cebola roxa em rodelas a gosto 2 colheres de maionese 1 Tradicional Burguer Seara Gourmet ao ponto 2 fatias de queijo emmental Modo de preparo Em uma frigideira, junte as fatias de Bacon Fatias Double Smoked Seara Gourmet. Ligue o fogo no mínimo e grelhe as fatias de bacon por cerca de 4 minutos virando na metade do tempo ou até estarem douradas; Na parte inferior do pão de hambúrguer adicione as folhas de alface, as rodelas de tomate, a cebola roxa, a maionese, o Tradicional Burguer Seara Gourmet ao ponto, as fatias de queijo e o bacon. Feche com a metade superior do pão e sirva.

Barbatimão-Propriedades , Benefícios :

Barbatimão-Propriedades , Benefícios : Os benefícios do barbatimão estão relacionados às suas propriedades antibacterianas, anti-inflamatórias, antissépticas, adstringentes e cicatrizantes. Por isso, a planta é estudada para o tratamento de diversas doenças, desde doenças geniturinárias femininas (como a infecção urinária) até cânceres....