Pular para o conteúdo principal

Momento Alessandra : Perfumes de O Boticário :

O Boticário revela truques e curiosidades do mundo da perfumaria.

A Marca O Boticário  ,  reuniu 35 dicas que prometem ajudar o consumidor a acertar na escolha da fragrância.

Se fazer notar e causar uma boa impressão ao usar um perfume parece uma tarefa fácil. Para não correr o risco de errar e aumentar as chances de sucesso, alguns pequenos truques e cuidados podem fazer toda a diferença: desde a escolha da melhor fragrância para cada ocasião ou tipo de pele até a quantidade ideal a ser aplicada.

Confira aqui 35 dicas que os especialistas Marselha Tinelli, gerente de categoria Perfumaria de O Boticário, e Cesar Veiga, coordenador do Núcleo de Avaliação de Fragrâncias de O Boticário, prepararam para quem quer arrasar em qualquer ocasião:

1) Dosagem correta: evite usar perfume em excesso. É mais fácil reaplicar uma fragrância do que retirá-la, se colocada em excesso. Por isso, redobre os cuidados na hora da aplicação.

2) Onde aplicar: para aumentar a percepção de perfumação existem pontos estratégicos do corpo para se aplicar um perfume: atrás das orelhas, pescoço e pulso. Esses pontos têm maior irrigação sanguínea e temperatura levemente mais alta, o que permite a evaporação da fragrância de forma mais intensa. Assim, é mais notada no ar.

3) Como escolher a fragrância certa: provar é a melhor forma de perceber se o produto combina com a personalidade, emoções, estado de espírito e estilo de vida de quem vai usá-lo. Como cada individuo tem seu próprio cheiro, de acordo com o tipo de pele, transpiração, hábitos alimentares, uso de medicamentos, entre outros fatores, as fragrâncias também podem proporcionar características únicas dependendo de quem está usando.

4) Fragrância por ocasião: Não há regras rígidas. Nessa hora vale muito avaliar o astral da pessoa e do local para fazer a melhor escolha. Geralmente fragrâncias mais frescas vão melhor durante o dia e em regiões quentes, enquanto as mais sofisticadas combinam melhor com a noite e o clima mais ameno.

5) Fragrância por sexo: não há regras rígidas também. Hoje existem diversos caminhos olfativos para agradar tanto homens quanto mulheres. Eles preferem as fragrâncias amadeiradas e fougère, como Malbec, Zaad e Quasar. Elas, em geral, têm preferência pelas florais e florientais, como Floratta, Annie, Thaty Princess (mais frescas), ou Glamour Secrets Black, Linda e Lily (mais sofisticadas).

6) Mulher com perfume masculino: a utilização de perfumes masculinos por mulheres é mais uma questão de gosto pessoal e adequação com a sua personalidade e estilo de vida. Atualmente, existe uma fusão entre as fragrâncias masculinas e femininas – notas florais têm sido usadas com frequência nos perfumes masculinos e notas amadeiradas são usadas nas femininas – fato que diminui as “distâncias” entre os segmentos de perfumaria.

7) Fixação das fragrâncias: a dica não é optar por um ou outro produto porque o fixador é melhor. A existência de fixadores é um dos maiores mitos da perfumaria. O que determina a fixação na pele é a concentração da essência e as matérias-primas utilizadas na composição de um produto e a família olfativa a qual uma fragrância pertence. Notas de vanila, âmbar e madeira são mais duráveis, enquanto os cítricos, que são mais voláteis, evaporam mais rapidamente e duram menos. Tipo de pele e hábitos das pessoas também influenciam na durabilidade de uma fragrância na pele.

8) Uso prolongado: o uso contínuo de uma fragrância pode gerar a saturação olfativa ao usuário, ou seja, deixar de sentir o cheiro do produto. Ao mesmo tempo, as pessoas ao redor continuam percebendo o cheiro do perfume com a sua intensidade natural. A dica é alternar com outras fragrâncias de sua preferência.

9) Variação do cheiro: dependendo do tipo de pele, o cheiro de uma fragrância pode variar, mas muito pouco. Interferem nessa questão o grau de oleosidade, a dieta, o nível de transpiração e o uso de remédios.

10) Durabilidade pela temperatura: quanto mais elevada a temperatura, menos o perfume dura na pele porque o calor acelera a evaporação e retenção das notas na pele.

11) Ferramenta para resgatar lembranças do passado: o perfume tem a capacidade de despertar lembranças. Por isso, as fragrâncias remetem a sensações e fatos vividos no passado. A dica para usar essas memórias olfativas a seu favor é escolher fragrâncias com base em determinadas essências. O cedro, por exemplo, remete ao cheiro de lápis apontado na escola; a baunilha, aos bolos da casa da avó; cheiros ozônicos, com frescor do ar e da água, podem remeter à brisa do mar, lembrando férias, dias de verão.

12) Perfumes que atraem o sexo oposto: por ser um meio de comunicação entre as pessoas, um perfume pode ser grande aliado na arte da conquista. Mulheres gostam de homens com fragrâncias que contenham fougéres frescos, que denotam a sensação de um banho recém tomado. As mais ousadas, preferem a sensualidade dos orientais ambarados. Já as clássicas, cedem à sofisticação dos amadeirados. Os homens gostam de mulheres com fragrâncias florais e levemente adocicadas, que demonstram feminilidade. Já os chipres e orientais são uma poderosa arma de sedução.

13) Diferença entre fragrâncias: a nomenclatura nos produtos de perfumaria normalmente se refere às concentrações de fragrâncias. No Eau de Parfum, a concentração de essência no produto varia de 18% a 20% e o produto vem em frascos de médio a pequenos volumes, e com tampas de rolha de vidro ou válvula spray. O Eau de Toilette ou Desodorante Colônia é uma forma mais diluída do perfume. A concentração de essência varia, mas em geral está na faixa de 5% a 15% e sua principal função é a perfumação. Já as Splashes Colônias têm uma concentração de essência de 3% a 5 %, suficiente para perfumar sem ser demasiadamente forte, permitindo o uso abundante em qualquer hora do dia para renovar a sensação de um banho recém tomado. Para finalizar, as Águas de Colônias, que são usadas nos produtos infantis porque apresentam baixa concentração de essência, até 2% e podem ser com ou sem álcool.

14) Prazo de validade e conservação: as fragrâncias têm prazo de validade médio de dois a três anos. A informação geralmente está na embalagem e no frasco do produto. Apesar disso, não perdem o cheiro, mas podem sofrer alterações - o que chamamos de oxidação. Essa alteração olfativa pode ocorrer também se o produto não for corretamente conservado, como, por exemplo, se for exposto diretamente à luz, sol e calor.

15) Perfume antes do banho de sol: não é recomendável o uso de perfumes antes de se expor ao sol, apesar de serem testados dermatologicamente. Algumas pessoas podem ter reação de fotosensibilidade.O principal antes do sol é nunca esquecer de usar o protetor solar.

16) Perfume para usar no trabalho: para usar no trabalho, deve-se usar uma fragrância que não incomode as pessoas e em pequena quantidade. Na verdade, não é a família olfativa que incomoda, mas a quantidade usada. Podemos dizer que existem famílias olfativas mais noturnas (os orientais, que são mais sensuais, com vanilla, madeira e âmbar) e outras mais diurnas (cítricos, florais e frutais).

17) Tamanho do frasco: a qualidade de uma fragrância nada tem a ver com o tamanho do frasco. Isso é um mito da perfumaria que está amparado em um ditado popular. Na verdade, a qualidade está mais associada ao conteúdo e aos componentes do produto, como concentração de essência, ingredientes utilizados, entre outros aspectos.

18) Neutralizar cheiro: usar o café para neutralizar o cheiro quando se prova vários produtos é um hábito bem conhecido. Mas, na verdade, o que acontece quando se experimentam várias fragrâncias de uma só vez é uma saturação olfativa. Basta dar um tempo, respirar ar puro e voltar à experimentação. O pó de café tem o mesmo efeito que a mudança de ar.

19) Perfume para entrevista de emprego: O perfume é considerado um fator relevante no convívio social e profissional. O ideal é escolher uma fragrância discreta e em pequena quantidade. O suficiente para se fazer notar sem incomodar as pessoas com quem terá contato.

20) Perfume curinga para presentear: não há quem não goste de ser presenteado com um bom perfume. Uma fragrância precisa combinar com a personalidade, estilo de vida, hábitos e estado de espírito de quem vai usar. Para presentear, é importante conhecer a preferência olfativa para que agrade quem vai usar e, assim, ser um companheiro para todas as ocasiões.

21) Mistura de perfume com desodorante/hidratante: misturar aroma de creme corporal, desodorantes, sabonetes com perfumes pode gerar conflito entre eles. Isso porque cada fragrância é uma composição harmoniosa de vários componentes que têm suas características próprias. Tanto em linhas masculinas como femininas, O Boticário oferece extensões de sua perfumaria, ou seja, sabonete, desodorante, loção de barba, hidratantes com a mesma característica olfativa. Assim o consumidor pode usar diferentes produtos com a mesma fragrância.

22) Origem do perfume: a história se confunde com a história da humanidade. A própria palavra deriva do Latim “Per Fumum” = Através da fumaça. Há milhares de anos, os egípcios desenvolveram o processo de maceração de substâncias aromáticas, mergulhando ervas e flores em óleo e vinho. O preparado era utilizado como oferenda aos deuses no ato de embalsamar e também para uso pessoal. Mas, apenas no final do século XIX e início do século XX a perfumaria se transformou em uma grande indústria.

23) Perfumaria no Brasil: segundo dados da Euromonitor, os brasileiros são os maiores consumidores de perfumaria do mundo. Hoje, a penetração da categoria no mercado interno é de 56%, ou seja, a cada 10 brasileiros, entre cinco e seis utilizam perfume todos os dias, ao menos uma vez.

24) A embalagem influencia na escolha do consumidor: uma embalagem bonita e prática pode fazer toda a diferença na hora da escolha do consumidor. Antes de comprar, verifique a forma correta de uso e como mantê-la no dia a dia. Hoje uma tendência são as embalagens menores, em que o consumidor pode levar sua fragrância favorita em embalagem especial para carregar na bolsa ou levar na viagem.

25) Família olfativa mais apreciada pelo brasileiro: o consumidor brasileiro valoriza o frescor e a sensualidade que um perfume proporciona, sem deixar de lado a qualidade. Nos femininos, agradam muito os florais com modernização de notas clássicas, como a Rosa e o Jasmim. Os florais frutais também têm grande participação nesse mercado, seguidos pelos florientais, que conferem calor e sensualidade a um perfume. Já os homens preferem fragrâncias amadeiradas e fougére. A originalidade está em utilizar acordes diferenciados e adequados ao nosso consumidor.

26) Composição de um perfume: uma fragrância é resultado da mistura de matérias primas naturais e sintéticas, que exalam um cheiro característico. Hoje, a perfumaria tem à disposição mais de duas mil matérias-primas – aproximadamente um quarto delas são as mais utilizadas. Isso permite inúmeras combinações que conferem uma assinatura singular a cada novo perfume lançado no mercado. Na composição de um perfume, estas matérias-primas são combinadas e harmonizadas pelo seu tempo de evaporação. 27) Perfume para cabelo: hoje já existem produtos específicos para este tipo de perfumação. Isso porque os produtos tradicionais, para o corpo, possuem álcool em sua composição. A aplicação direta de álcool na fibra capilar pode provocar ressecamento. Os perfumes para cabelos trazem elementos próprios para perfumar sem agredir os fios.

28) Aplicação de perfumes, qual a melhor opção: frascos com borrifadores ou em gotas? Tanto faz. A diferença está apenas na quantidade e facilidade de aplicação. Borrifadores são mais adequados por evitar o contato do produto com as mãos.

29) Perfumes importados X Nacionais: A perfumaria nacional utiliza os mesmos recursos e matérias primas dos produtos importados, não deixando nada a desejar em termos de qualidade. Hoje, as fontes de matéria-prima para perfumaria são mundiais. O que difere é a adequação da composição ao hábito e ao gosto de cada público consumidor.

30) Coloração de um perfume: de acordo com o conceito, um perfume pode ter a cor natural - que vai do incolor ao amarelo intenso - ou ser adicionados corantes na formulação para aumentar sua beleza estética. O processo de fabricação de uma fragrância funciona de forma similar a de uma receita. Um dos últimos processos é a coloração, realizada com utilização de corantes. Após este período de repouso, o produto é filtrado e coloca-se o corante para dar aquela cor especial. Depois de concluídas estas etapas, uma amostra do conteúdo elaborado é retirada para que se façam as análises de garantia de qualidade.Na sequência deste processo, o produto é liberado para envase nos frascos em que será comercializado nas lojas. 31) Mercado consumidor: O Brasil é o maior mercado consumidor de perfumaria desde 2011, superando Estados Unidos e Japão. A região Nordeste é a maior consumidora do País. 32) Cuidados com frascos de válvula: os frascos com válvulas recravadas são bem recomendados porque evitam o vazamento do perfume no seu transporte ou quando cair acidentadamente. Porém, se um frasco de rosca foi mantido bem fechado, a fragrância não evapora fácil. Durante o desenvolvimento de um produto, são realizados testes de estabilidade em estufas que chegam a até 50ºC. Em frascos bem fechados, o perfume não evapora. 33) Uso de perfumes por bebês e crianças: desde que não exista nenhuma restrição médica e que o produto utilizado seja específico para o uso infantil, adaptado às necessidades e particularidades dessa faixa etária, nenhum problema. Para bebês e crianças até três anos, são recomendadas as lavandas. Elas têm perfumaria suave, com menor concentração de essência e oferecem sensação de refrescância. 34) Melhor forma de levar perfume em viagens ou na bolsa: o melhor é usar frascos com aplicadores adaptados especificamente para armazenar fragrâncias e evitar fazer adaptações com frascos não adequados a este tipo de produto. Eles podem abrir provocar vazamentos, ou mesmo, fazer com que o perfume perca qualidade. São várias opções do mercado com tampas e sprays que garantem a qualidade do produto envasado, são fáceis de carregar e seguros. Outra opção é a perfumaria disponível em versão roll on, que é pequena e já é adaptada para carregar na bolsa. 35) Mito ou verdade em perfume para dormir: Em algumas regiões do país, como o nordeste, por exemplo, o hábito de perfumação é uma rotina e faz parte do ritual de beleza diário. Como os banhos são freqüentes em razão do clima quente, é comum o hábito de perfumar-se sempre após o banho, mesmo que não exista nenhuma ocasião especial depois disso. Por isso, é comum as pessoas usarem água de colônia, fragrância mais leve, que remete ao frescor proporcionado pelo banho, antes de dormir.

Postagens mais visitadas deste blog

Receita-Pamonha Assada :

Ingredientes 4 xícaras de chá de milho verde 6 espigas 2 xicaras de cha de leite 1 colher sopa de margarina 1 x e meia de cha de açucar 4 colheres de sopa de amido 1 colher sopa de fermento Preparo Bata no liquidificador todos os ingredientes, depois junte 1 colher de sopa de fermento em pó e bata só para misturar. Despeje a mistura em uma forma de aro removivel enfarinhada e leve para assar em forno pré-aquecido em 200º coberta com papel aluminio até dourar. Mais ou menos 40 minutos. depois retire o papel para dourar mais um pouquinho desenforme depois de fria.

Receita-X-Bacon :

Ingredientes : 2 fatias de Bacon Fatias Double Smoked Seara Gourmet 1 pão de hamburguer com gergelim cortado ao meio Folhas de alface mimosa verde a gosto Fatias de tomate a gosto Cebola roxa em rodelas a gosto 2 colheres de maionese 1 Tradicional Burguer Seara Gourmet ao ponto 2 fatias de queijo emmental Modo de preparo Em uma frigideira, junte as fatias de Bacon Fatias Double Smoked Seara Gourmet. Ligue o fogo no mínimo e grelhe as fatias de bacon por cerca de 4 minutos virando na metade do tempo ou até estarem douradas; Na parte inferior do pão de hambúrguer adicione as folhas de alface, as rodelas de tomate, a cebola roxa, a maionese, o Tradicional Burguer Seara Gourmet ao ponto, as fatias de queijo e o bacon. Feche com a metade superior do pão e sirva.

Barbatimão-Propriedades , Benefícios :

Barbatimão-Propriedades , Benefícios : Os benefícios do barbatimão estão relacionados às suas propriedades antibacterianas, anti-inflamatórias, antissépticas, adstringentes e cicatrizantes. Por isso, a planta é estudada para o tratamento de diversas doenças, desde doenças geniturinárias femininas (como a infecção urinária) até cânceres....