Pular para o conteúdo principal

Malú : Antidepressivos : Saiba Mais :


Os antidepressivos atuam no sistema nervoso, corrigindo falhas químicas que provocam as alterações de humor
É claro que é normal ter dias tristes e difíceis ou passar por uma fase angustiante – são respostas naturais aos acontecimentos da vida, sintomas passageiros.
Mas e quando, além da tristeza, a pessoa perde o prazer pela vida e não consegue retomar suas atividades por um longo período?
Fique atenta, pois estes sintomas podem sinalizar a depressão, doença que merece a atenção das mulheres pelo fato de atingir muitas delas e que, quando não diagnosticada, pode gerar sérias consequências.
Um dos métodos para tratar a depressão (principalmente as que apresentam sintomas graves) é o uso de antidepressivos, medicamento prescrito por médicos que visa tratar o problema. Mas como reconhecer a necessidade de fazer uso deste tratamento?
Confira abaixo o que os especialistas têm a dizer:
Humor deprimido na maior parte do dia, perda ou ganho significativo de peso sem estar em dieta, diminuição ou aumento do apetite, quadros de insônia ou hipersonia muito frequentes, agitação ou retardamento psicomotor quase todos os dias, fadiga ou perda de energia, sentimento de inutilidade, culpa excessiva/inadequada, falta de concentração e pensamentos de morte recorrentes (não só medo de morrer, mas ideação suicida) são os principais sintomas que se deve ficar atenta para reconhecer a depressão e a necessidade de tomar antidepressivos.
A expert ainda ressalta a importância de a pessoa avaliar o quanto estes sintomas estão dificultando ou impedindo que ela mantenha sua rotina habitual:
Dependendo da intensidade dos mesmos, caso a pessoa ainda consiga manter suas atividades, pode-se buscar ajuda na psicoterapia para trabalhar as causas que desencadearam a depressão e, diante disso, tratá-la sem a necessidade de tomar antidepressivos.
+ depressão
◦Conheça as causas, sintomas e tratamentos da depressão pós-parto
◦5 passos para superar a depressão
◦Depressão: de onde ela vem?
A partir do momento em que os sintomas começam a atrapalhar a rotina da pessoa, que já não rende mais tão bem em suas atividades e se afasta cada vez mais do convívio social, o primeiro passo é procurar um psiquiatra:
O especialista fará uma avaliação completa na pessoa e escolherá o antidepressivo mais adequado, levando em conta as características do paciente e os sintomas apresentados (se tem o apetite aumentado ou diminuído, se já toma remédios para problemas do coração, se sofre de insônia, entre outros fatores).
Existem vários antidepressivos no mercado, todos bem parecidos em termos de efeito terapêutico, mas com diferenças marcantes no perfil de efeitos colaterais.
Os antidepressivos atuam no sistema nervoso, agindo nos neurotransmissores chamados serotonina, noradrenalina e dopamina de diferentes maneiras, mas todas estas com o resultado final de aumentar a oferta dessas substâncias nas sinapses.
O aumento dos neurotransmissores melhora os sintomas de tristeza, desânimo e todos os demais que acompanham a depressão.
É importante frisar que estes não são remédios que trazem a felicidade ou que impedem a ocorrência da tristeza.
Os pacientes apenas vão se livrar da depressão, mas vão continuar se sentindo tristes quando algum fato ruim lhes acontece”, informa.
Uma vez prescrita a medicação, a pessoa deve se conscientizar de que o tratamento para a depressão é como qualquer outro, exigindo rigor na utilização da dose prescrita, cumprimento de horários, comunicação com o médico em casos de reações inesperadas e jamais deve interromper o uso sem notificar o especialista.
É muito comum que, conforme os sintomas da depressão melhorem, o paciente interrompa o uso do antidepressivo por conta própria – o que pode por em risco sua saúde e prejudicar o sucesso do tratamento.
O paciente também deve observar a indicação de não utilizar álcool em conjunto com a medicação, pois isso altera sua eficácia, podendo provocar alterações indesejadas e riscos sérios à saúde”, alerta. A psicóloga ressalta que os sintomas costumam melhorar após a segunda semana de uso:
Isso é muito comum e o paciente não deve esperar uma resposta imediata da medicação, pois esta atua na base do sistema nervoso, não sendo possível a percepção da melhora dos sintomas no mesmo dia”, conclui.

Postagens mais visitadas deste blog

Receita-Pamonha Assada :

Ingredientes 4 xícaras de chá de milho verde 6 espigas 2 xicaras de cha de leite 1 colher sopa de margarina 1 x e meia de cha de açucar 4 colheres de sopa de amido 1 colher sopa de fermento Preparo Bata no liquidificador todos os ingredientes, depois junte 1 colher de sopa de fermento em pó e bata só para misturar. Despeje a mistura em uma forma de aro removivel enfarinhada e leve para assar em forno pré-aquecido em 200º coberta com papel aluminio até dourar. Mais ou menos 40 minutos. depois retire o papel para dourar mais um pouquinho desenforme depois de fria.

Receita-X-Bacon :

Ingredientes : 2 fatias de Bacon Fatias Double Smoked Seara Gourmet 1 pão de hamburguer com gergelim cortado ao meio Folhas de alface mimosa verde a gosto Fatias de tomate a gosto Cebola roxa em rodelas a gosto 2 colheres de maionese 1 Tradicional Burguer Seara Gourmet ao ponto 2 fatias de queijo emmental Modo de preparo Em uma frigideira, junte as fatias de Bacon Fatias Double Smoked Seara Gourmet. Ligue o fogo no mínimo e grelhe as fatias de bacon por cerca de 4 minutos virando na metade do tempo ou até estarem douradas; Na parte inferior do pão de hambúrguer adicione as folhas de alface, as rodelas de tomate, a cebola roxa, a maionese, o Tradicional Burguer Seara Gourmet ao ponto, as fatias de queijo e o bacon. Feche com a metade superior do pão e sirva.

Barbatimão-Propriedades , Benefícios :

Barbatimão-Propriedades , Benefícios : Os benefícios do barbatimão estão relacionados às suas propriedades antibacterianas, anti-inflamatórias, antissépticas, adstringentes e cicatrizantes. Por isso, a planta é estudada para o tratamento de diversas doenças, desde doenças geniturinárias femininas (como a infecção urinária) até cânceres....