Malú : Soja : Uma Boa Fonte de Proteínas :
É rica em gorduras
A leguminosa é sim uma boa fonte de gorduras, principalmente a poli-insaturada, de onde é extraído o óleo. 19% da composição da soja é formada por gorduras, e aproximadamente 3% por gordura saturada.
Não funciona como o estrogênio
A verdade é que a leguminosa possui substâncias conhecidas como isoflavonas. “A estrutura química dessa matéria é similar à do principal hormônio feminino (estradiol). Mas apesar de ela se ligar ao receptor deste hormônio e poder atuar de forma parecida, não podemos afirmar que ela funcione plenamente como tal”, explica Julia Engel, nutricionista (RJ).
Entenda o processo
O grão deve passar por um processo de aquecimento para torná-lo mais digerível. Em casa, cozinhamos vários grãos para prepará-los. “Nas indústrias, o grão passa pelo processo de ultra pasteurização (UHT)”, fala Gisele. E a nutricionista Julia diz que temos muitos sub produtos obtidos por meio desse processamento: o óleo, a fibra, a proteína isolada de soja etc.
Cuidados ao consumir
Pessoas com dificuldade digestiva podem ser hipersensíveis. “Um em cada 2.500 adultos é alérgico à sua proteína. A alergia à proteína do leite de vaca é 40 vezes maior. É rara em crianças e 70% delas superam o problema aos 10 anos de idade”, fala Gisele.
Melhora a saúde do coração
“Seu consumo está associado a menores índices de doenças cardiovasculares devido à presença das gorduras poli-insaturadas (boas)”, explica Camila. Além disso, a soja é boa fonte de antioxidantes que protegem a saúde do coração por reduzir a oxidação do colesterol e prevenir o entupimento dos vasos.
No caso de hipotireoidismo
A nutricionista Júlia conta que o excesso de consumo leva a uma ligação de substâncias presentes no grão como hormônio da tireoide (tiroxina), favorecendo a sua eliminação por meio das fezes. “Mas isso só seria prejudicial em pessoas que usam medicamentos e indivíduos com uma dieta pobre em iodo”, diz. A soja pode aumentar a dose de medicação nesses pacientes. De acordo com Gisele, “a proteína pode interferir de alguma forma na absorção do remédio”.
Previne o câncer de mama
O Instituto Americano para as Pesquisas do Câncer e a Sociedade Americana do Câncer afirmam que os alimentos de soja são seguros e fontes de nutrientes para pacientes e sobreviventes do câncer de mama. “Há evidências da relação entre o baixo índice de câncer de mama como alto consumo de alimentos derivados da soja em alguns países. O Japão é um bom exemplo. Consumir soja desde a infância pode ajudar na prevenção”, conta Gisele.
Atenção na hora de comprar
“A produção global de produtos modificados aumenta constantemente. E a soja é o vegetal mais explorado, representando cerca de 61% da área global plantada com organismos modificados”, conta a nutricionista Gisele Pavin (SP). O consumo de alimentos transgênicos pode realmente não ser benéfico. Certifique-se de que tem consumido marcas reconhecidas no mercado e que tenham selo de qualidade.
Boa fonte de proteína
“Apesar de ser uma proteína de origem vegetal, a qualidade é tão boa quanto às de origem animal”, explica a nutricionista Camila Monteiro (RJ). Isso porque a soja oferece nutrientes de alto valor biológico: contém quantidades ideais de aminoácidos.