Pular para o conteúdo principal

Gabriela : Ronco : Um Grande Problema :

Gabriela : Ronco : Um Grande Problema :

Ronco é um problema social e causa desconforto entre casais.
O ronco é um problema que atinge cerca de 40% dos homens adultos e 26% das mulheres e que se torna mais freqüente com o avanço da idade.
Estima-se que esteja presente no sono de 60% das pessoas com mais de 55 anos. Infelizmente não existe cura definitiva para tais distúrbios, mas há tratamentos como os eficientes aparelhos bucais que podem ser utilizados sob supervisão de um especialista da área odontológica. É possível conviver bem e minimizar os efeitos do ronco e apneia, sem a necessidade de cirurgia e sem dor, apenas com um mínimo desconforto inicial.
Dos distúrbios do sono, sem dúvida, o sintoma que mais chama a atenção é o ronco.
O ronco é causado pela vibração dos tecidos na parte posterior da boca e nariz. Isto acontece devido à turbulência do ar, que passando por esta região estreitada (pelo recuo da língua) comprime as estruturas da faringe. Engana-se quem pensa que roncar seja apenas uma circunstância incômoda.
É um sintoma, que requer atenção e que se não for tratado devidamente pode causar uma série de situações de risco.
O ronco é um problema que atinge cerca de 40% dos homens adultos e 26% das mulheres e que se torna mais freqüente com o avanço da idade. Estima-se que esteja presente no sono de 60% das pessoas com mais de 55 anos.
Com o passar dos anos, a musculatura da garganta se torna mais flácida, e assim mais propensa à vibração e à obstrução.
Outro complicador é deitar de barriga para cima. Nesta posição, o palato mole e a úvula, por causa da gravidade, tendem a se encostar sobre a faringe e o fundo da língua e impedir a passagem do ar, caracterizando o quadro de apneia. Muitas pessoas acreditam que ronco e apneia sejam sinônimos. Nem todos os roncadores são apneicos.
Publicidade:
 
 
A Síndrome da Apneia e Hipopneia Obstrutiva do Sono (SAHOS) provoca risco de vida e prejudica as atividades diárias normais do portador. O apneico pára de respirar durante diversas fases do sono e assim o corpo não recebe oxigênio suficiente para manter suas funções vitais.
Portanto, as SAHOS se caracterizam pela interrupção à passagem do ar durante o sono, provocando parada respiratória que podem durar de 10 a 40 segundos, devido à obstrução das vias aéreas da pessoa impedindo que o ar chegue aos pulmões.
Esse quadro pode se repetir várias vezes (chegam a ocorrer 300 vezes na mesma noite) durante a noite sem que a pessoa saiba.
Sabe-se que de cada 100 homens de meia idade, 4 sofre de SAHOS, entre as mulheres este número cai para 2 em cada 100, porém a maioria dos portadores das SAHOS não sabe que tem a doença e assim permanecem sem tratamento. Sabe-se também que 30% dos roncadores sofrem também de apneia.
Sua prevalência tem sido relatada como 20% da população da Suécia, 32% na França, 27% na Polônia, 29% na Dinamarca, 23% no Brasil e também na China, e 33% nos Estados Unidos. (Bagnato, 1996 Larrain et al. 2006).
E as estatísticas são alarmantes.
A pessoa que tem apneia tem sete vezes mais chances de sofrer acidentes automobilísticos e no trabalho devido à sonolência excessiva; têm três vezes mais chances de sofrer Infarto do Miocárdio e AVC (Derrame Cerebral), pois o coração trabalha em sobrecarga no período em que o mesmo deveria diminuir o número de batimentos (durante o sono). É fator causal de hipertensão,diabetes tipo II, diminuição de imunidade, obesidade, envelhecimento precoce, impotência sexual, refluxo gastro-esofágico, irritabilidade, insônia, alguns tipos de câncer, ansiedade e depressão, dentre outras doenças.
O ronco também pode ser acentuado pela obesidade, pelo fumo, e pelo consumo excessivo de álcool. É mais presente no homem do que na mulher (3/1) e nos indivíduos entre 30 e 60 anos.
O ronco, geralmente, altera a vida social e familiar do indivíduo. É um problema social sério, alterando a convivência com o cônjuge (é causa de muitas separações) ou com os amigos, geralmente tornando a pessoa que ronca alvo de brincadeiras.
O ronco é um problema social, uma vez que o indivíduo torna-se rotulado e motivo de depreciação entre as pessoas de seu convívio. Há que estender-se tal queixa, inclusive, à causa de desconforto entre casais, onde um dos cônjuges é incomodado e privado de seu sono tranqüilo. Tal estatística deve ser revertida. A apneia e o ronco têm tratamento e é importante relevar: sem a necessidade de cirurgia e sem dor.
Tratamento da Apneia e do Ronco
Uma das modalidades de tratamento é o aparelho intra-oral, que se encaixa nos dentes e conduz a mandíbula e a língua para frente, fixando-as nesta posição durante o uso (período do sono). Isto impedirá que a musculatura da língua comprima a parte posterior da faringe e consequentemente eliminará ou, no mínimo, diminuirá a apneia e o ronco.
Quanto à aceitação das pessoas ao uso do aparelho intra-oral, de 31 pessoas avaliadas: 89% dos pacientes adaptaram-se entre uma e duas semanas; 65% dos pacientes consideraram fácil ou muito fácil sua adaptação; 89% relataram que o aparelho não causou nenhuma lesão aos tecidos bucais; 90% não relataram nenhum desconforto ao usar o aparelho ou apenas um desconforto leve; 82% responderam ser o aparelho facilmente tolerável a longo prazo.
Em uma análise em que foram avaliados 1006 artigos científicos e selecionados 14 estudos que se desenvolveram a partir de uma metodologia correta, chegou-se à seguinte conclusão: os aparelhos intra-orais reposicionadores mandibulares foram mais efetivos que o tratamento cirúrgico, e menos efetivos que o tratamento com o CPAP (Continuous Positive Airway Pressure), porém foram mais bem aceitos e confortáveis em relação a este último.
Em outro estudo com 238 pacientes que se declararam adaptados ao uso do CPAP, foram registrados por quanto tempo eles efetivamente usaram o mesmo, e foi constatado que, em média, usavam em 65% do tempo total de sono, ou seja, em determinado momento, removiam a máscara, pelo desconforto ocasionado pela mesma. (veja a seguir mais informações sobre estes métodos de tratamento)

Postagens mais visitadas deste blog

Receita-Pamonha Assada :

Ingredientes 4 xícaras de chá de milho verde 6 espigas 2 xicaras de cha de leite 1 colher sopa de margarina 1 x e meia de cha de açucar 4 colheres de sopa de amido 1 colher sopa de fermento Preparo Bata no liquidificador todos os ingredientes, depois junte 1 colher de sopa de fermento em pó e bata só para misturar. Despeje a mistura em uma forma de aro removivel enfarinhada e leve para assar em forno pré-aquecido em 200º coberta com papel aluminio até dourar. Mais ou menos 40 minutos. depois retire o papel para dourar mais um pouquinho desenforme depois de fria.

Receita-X-Bacon :

Ingredientes : 2 fatias de Bacon Fatias Double Smoked Seara Gourmet 1 pão de hamburguer com gergelim cortado ao meio Folhas de alface mimosa verde a gosto Fatias de tomate a gosto Cebola roxa em rodelas a gosto 2 colheres de maionese 1 Tradicional Burguer Seara Gourmet ao ponto 2 fatias de queijo emmental Modo de preparo Em uma frigideira, junte as fatias de Bacon Fatias Double Smoked Seara Gourmet. Ligue o fogo no mínimo e grelhe as fatias de bacon por cerca de 4 minutos virando na metade do tempo ou até estarem douradas; Na parte inferior do pão de hambúrguer adicione as folhas de alface, as rodelas de tomate, a cebola roxa, a maionese, o Tradicional Burguer Seara Gourmet ao ponto, as fatias de queijo e o bacon. Feche com a metade superior do pão e sirva.

Barbatimão-Propriedades , Benefícios :

Barbatimão-Propriedades , Benefícios : Os benefícios do barbatimão estão relacionados às suas propriedades antibacterianas, anti-inflamatórias, antissépticas, adstringentes e cicatrizantes. Por isso, a planta é estudada para o tratamento de diversas doenças, desde doenças geniturinárias femininas (como a infecção urinária) até cânceres....