Pular para o conteúdo principal

Valéria : A correlação entre a dieta e os ouvidos :

Valéria : A correlação entre a dieta e os ouvidos :

A Dieta influencia saúde dos ouvidos :
Excesso de sódio e açúcar compromete a saúde do sistema auditivo e pode desencadear e intensificar o zumbido.
Ter uma alimentação equilibrada e beber, no mínimo, dois litros de água por dia são hábitos fundamentais para a saúde geral do organismo. Mais do que garantir um corpo em forma, dar preferências às frutas, verduras e legumes na hora das refeições e evitar os exageros é essencial para ter ouvidos saudáveis. "A dieta pode favorecer a saúde da audição ou prejudicá-la. Os alimentos podem afetar o sistema auditivo de maneira direta ou indireta.
Os alimentos açucarados e salgados são grandes vilões dos ouvidos.
Comer doces, bolachas recheadas, salgadinhos, embutidos, enlatados, congelados e outros itens ricos em açúcar e sódio desequilibra a endolinfa, líquido que preenche o labirinto, uma das estruturas do ouvido interno. "Este fluído tem como função manter o volume e os níveis adequados de electrólitos, como sódio, potássio e cloreto. O sal é uma das principais fontes de sódio e o seu consumo excessivo perturba os níveis da endolinfa.
Os doces são fontes ricas em açúcar e a flutuação dos níveis de glicose no sangue dificulta a passagem de nutrientes nos ouvidos. Além de afetar o correto funcionamento da audição, a ingestão excessiva de açúcar e sódio degenera as células com mais rapidez e pode desencadear o zumbido ou intensificar a sua percepção. "A perda auditiva e os sintomas da doença de Méniere, um distúrbio que afeta o ouvido interno e provoca danos na audição e no equilíbrio, também podem ser causados pelos erros alimentares cometidos diariamente.
Por outro lado, quando a alimentação não afeta os ouvidos de maneira direta, as suas consequências no organismo podem se refletir no sistema auditivo. Diabetes, hipertensão e outros problemas circulatórios são prejudiciais para os ouvidos. "As estruturas auditivas são muito delicadas. Qualquer alteração pode afetá-las e provocar danos irreversíveis, já que as células da região não são capazes de se recuperar de lesões e, quando morrem, o organismo não produz novas para repor.
O excesso de gordura, cafeína e teína, presente principalmente no chocolate, café, refrigerantes a base de cola, chá preto, chá verde e chimarrão, pode provocar danos na audição. Quando o indivíduo sofre com zumbido, estas substâncias agravam o quadro. "Somente o médico pode relacionar a ingestão destes alimentos e bebidas com o zumbido. São feitos testes, eliminando alguns itens da dieta e analisando o comportamento do organismo. Se houver alguma alteração na ausência do alimento, como melhora do zumbido, o profissional irá indicar a dieta adequada para o paciente", aponta.
Os mocinhos da história:
Para manter os ouvidos com a saúde em dia, o ideal é manter uma alimentação equilibrada, que contenha nutrientes de todos os grupos alimentares. É fundamental evitar comidas e bebidas industrializadas e preparar refeições com alimentos naturais. "Porções de frutas e verduras devem estar presentes em todas as refeições. As substituições são sempre vindas, mas não é preciso radicalizar. Comer uma fatia de pão e uma fruta é uma boa opção ao invés de cortar o carboidrato e depois ter uma crise compulsiva de comida", observa.

Os alimentos naturais e integrais, produtos lácteos magros e as frutas e vegetais frescos ajudam a nutrir o corpo e podem prevenir males que afetam os ouvidos. "A água é de extrema importância, pois a hidratação garante o bom funcionamento do sistema circulatório. Sem contar que os fluídos do organismo precisam de água para serem produzidos.
O acompanhamento de um nutricionista e de um otorrinolaringologista é indicado quando o problema auditivo está relacionado a alimentação.

Postagens mais visitadas deste blog

Receita-Pamonha Assada :

Ingredientes 4 xícaras de chá de milho verde 6 espigas 2 xicaras de cha de leite 1 colher sopa de margarina 1 x e meia de cha de açucar 4 colheres de sopa de amido 1 colher sopa de fermento Preparo Bata no liquidificador todos os ingredientes, depois junte 1 colher de sopa de fermento em pó e bata só para misturar. Despeje a mistura em uma forma de aro removivel enfarinhada e leve para assar em forno pré-aquecido em 200º coberta com papel aluminio até dourar. Mais ou menos 40 minutos. depois retire o papel para dourar mais um pouquinho desenforme depois de fria.

Receita-X-Bacon :

Ingredientes : 2 fatias de Bacon Fatias Double Smoked Seara Gourmet 1 pão de hamburguer com gergelim cortado ao meio Folhas de alface mimosa verde a gosto Fatias de tomate a gosto Cebola roxa em rodelas a gosto 2 colheres de maionese 1 Tradicional Burguer Seara Gourmet ao ponto 2 fatias de queijo emmental Modo de preparo Em uma frigideira, junte as fatias de Bacon Fatias Double Smoked Seara Gourmet. Ligue o fogo no mínimo e grelhe as fatias de bacon por cerca de 4 minutos virando na metade do tempo ou até estarem douradas; Na parte inferior do pão de hambúrguer adicione as folhas de alface, as rodelas de tomate, a cebola roxa, a maionese, o Tradicional Burguer Seara Gourmet ao ponto, as fatias de queijo e o bacon. Feche com a metade superior do pão e sirva.

Barbatimão-Propriedades , Benefícios :

Barbatimão-Propriedades , Benefícios : Os benefícios do barbatimão estão relacionados às suas propriedades antibacterianas, anti-inflamatórias, antissépticas, adstringentes e cicatrizantes. Por isso, a planta é estudada para o tratamento de diversas doenças, desde doenças geniturinárias femininas (como a infecção urinária) até cânceres....