Júlia : A couve fortalece os ossos :
bioflavonoides ajudam a evitar o aparecimento de câncer
Essa planta da família do repolho possui alta concentração de clorofila e magnésio. Com esses nutrientes, torna-se um bom antioxidante, ou seja, possui substâncias capazes de impedir a ação dos radicais livres. No tocante às cefaleias, sua ação previne enxaqueca e espasmos musculares, segundo a nutróloga Valéria Goulart. “O magnésio, encontrado em vegetais folhosos, além de nozes, aveia, arroz integral, pão integral e peixe, é um mineral que promove uma redução do espasmo dos vasos arteriais e um relaxamento da musculatura tencionada”, acrescenta a nutricionista Juliana Rossi. A couve tem reconhecidas propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes; também ajuda a fixar o cálcio nos ossos. De acordo com Juliana Rossi, alguns estudos comprovam que a couve tem mais capacidade de realizar a fixação do cálcio nos ossos do que até o próprio leite de vaca. Esse papel é executado graças aos glicosinolatos, fitoquímicos naturais que, por terem ação desintoxicante, estimulam o organismo a se livrar até mesmo das substâncias cancerígenas, além de fortalecer o sistema imunológico. O magnésio e a clorofila dessa verdura ainda possuem o potencial de renovar as células do nosso organismo. “Possuindo níveis adequados de cálcio e magnésio no organismo, as sinalizações nervosas funcionam de forma mais regular”, finaliza Juliana.
Modo de usar
Em pratos quentes, o sabor da couve se ameniza. Mas a verdura pode compor pratos frios. Em sucos funcionais, também conhecidos como “sucos com clorofila”, a couve dá um colorido verde, além de sua contribuição nutricional, sem provocar grandes alterações no gosto das outras frutas. Nessa versão, a couve apresenta a propriedade de “desintoxicar” o organismo, ajudando a “limpar” o sistema gástrico e alguns órgãos. É considerada como alimento energético.
Magnésio, receita contra a TPM
Geralmente, mulheres que apresentam enxaqueca, principalmente a causada apela TPM , têm baixos níveis de magnésio, como relata a nutróloga Valéria. Diversas pesquisas científicas sugerem que a baixa do magnésio facilita a vasoconstrição no corpo, ocasionando a enxaqueca. Além da couve, o nutriente pode ser encontrado em castanhas, feijões, sementes de abóbora, pistache, alcachofra, abacate, arroz integral, amaranto, folhas verdes, aveia e leguminosas.