Pular para o conteúdo principal

Malú : Tireoide : Os vilões da mesma :

Malú : Tireoide : Os vilões da mesma :

Assim como alguns alimentos são muito benéficos, outros podem mais atrapalhar do que ajudar na saúde da glândula. Então, vale a pena conhecer melhor quem faz parte dessa lista negra, para sempre passar bem longe deles. Confira abaixo os 5 vilões da tireoide:
1. Cafeína
Além de causar grande agitação no organismo, esse nutriente — encontrado em grandes quantidades no café e nos chás — pode provocar danos no tratamento das disfunções da glândula. As especialistas ensinam que a substância pode atrapalhar na absorção do remédio para esse tipo de doença, portanto nada de tomá-la em horários próximos ao de medicação. “A cafeína também compete na absorção de nutrientes como ferro e zinco prejudicando a saúde tireoidiana”, ressalta Daniela Jobst.
2. Glúten
Essa proteína encontrada em cereais como trigo, centeio, aveia, cevada e malte, causa uma doença autoimune em algumas pessoas, chamada de doença celíaca. E pesquisas indicam que isso pode se relacionar a males como a Tireoidite de Hashimoto. “Em um estudo publicado no Journal of Pediatrics conclui-se que crianças celíacas com alterações na produção dos hormônios e anticorpos tireoidianos tiveram seus níveis normalizados com dieta sem glúten”, cita a nutricionista Luciana Harfenist.
3. Sucralose
É um adoçante natural, usado em substituição ao açúcar sem tantas contraindicações, mas que pode atrapalhar a tireoide. “Ele tem cloro na composição, e assim capta o iodo, prejudicando o bom funcionamento da glândula”, ressalta a nutricionista Carolina Rodrigues.
4. Soja
Apesar de ser muito recomendado em diversas circunstâncias, esse grão pode causar muitos danos e encrencas para pessoas com problemas de tireoide. “A soja possui compostos antinutricionais, que dificultam a absorção de minerais como ferro, zinco e cálcio”, explica a nutricionista Daniela Jobst. Apesar de essas substâncias, chamadas de fitatos, serem anuladas após o cozimento, o consumo desse alimento é contraindicado a quem tem hipotireoidismo, e até mesmo não deve ser constante na dieta das outras pessoas.
5. Carboidratos em excesso
Quando comemos demais esse macronutriente, aumentam os níveis necessários de hormônios da tireoide, causando uma maior demanda do trabalho da glândula, além de requisitar mais iodo para produzir T3 e T4. “Desta forma, com a nossa alimentação já sendo pobre em iodo, fica difícil regular a produção”, conclui Daniela. Dietas com uma redução nos carboidratos e priorizando os tipos complexos são mais indicadas para a saúde da tireoide, além do corpo como um todo.

Postagens mais visitadas deste blog

Nectarina-Benefícios :

Nectarina-Benefícios : A nectarina, assim como o pêssego, se destaca por ser fonte de minerais indispensáveis para o organismo. Ela tem alto teor de potássio, que ajuda a regular a pressão arterial, auxilia no controle de água do organismo e, claro, é fundamental para a saúde dos músculos (evita dores como cãibras). A nectarina é uma fruta rica em fibras, vitaminas, sais minerais e antioxidantes, que traz muitos benefícios para a saúde:  Controle de colesterol A nectarina é rica em pectina, o que ajuda a controlar os níveis de colesterol no sangue.  Prevenção do envelhecimento precoce Os antioxidantes presentes na nectarina, como zeaxantina, betacaroteno e luteína, protegem contra danos celulares provocados por radicais livres.  Manutenção do peso corporal A nectarina é uma fruta de baixa caloria e rica em fibras, o que ajuda a aumentar a sensação de saciedade e a manter o peso.  Combate à prisão de ventre As fibras presentes na nectarina ajudam a regular o trânsito ...

Escarola & Chicória-Propriedades-Benefícios :

Escarola & Chicória-Propriedades-Benefícios : Escarola e chicória são ricas em vitaminas (A, C, K, Complexo B), minerais (ferro, cálcio, potássio) e fibras (inulina), oferecendo benefícios como fortalecimento imunológico, prevenção de anemia (pela vitamina C e ferro), saúde óssea, melhora do trânsito intestinal e controle da pressão arterial, além de serem prebióticos que nutrem as bactérias boas do intestino e ajudam a diminuir o colesterol LDL.  Benefícios principais Sistema Imunológico: Vitaminas A e C fortalecem as defesas do corpo. Saúde Intestinal: A inulina (fibra) atua como prebiótico, regula o intestino e ajuda a reduzir o colesterol ruim (LDL). Combate à Anemia: Ferro e Vitamina C trabalham juntos para melhorar a absorção do ferro. Saúde Óssea e Dental: Ricas em cálcio, fósforo e magnésio, essenciais para ossos e dentes. Controle da Pressão Arterial: O potássio ajuda a equilibrar os níveis de sódio. Saúde Ocular: O betacaroteno (precursor da Vitamina A) protege os olh...

Receita : Shake de Morango com Laranja : Amor , Seu quente , forte , duro , arroxado e pesado ' Suador Da Fera ' , Arrepia Os Pelos , Estremece O Corpo ; E Levanta A Franja !!!

Ingredientes :   1 xícara de chá de suco de laranja 1 xícara de chá de morangos 1 banana fatiada 1 envelope de adoçante 3g 2 cubos de gelo Modo de preparo : Bata o suco , o morango , a banana , o adoçante , e o gelo no liquidificador até ficar cremoso . Beba em seguida .