Cynthia : Queijo : Mitos e Verdades :
Verdadeiro
Se você toma leite integral, pode substituir um copo (200 ml) por 1 e ½ fatia de queijo prato (30 g) ou 1 fatia de queijo provolone (35 g). Entretanto, se você consome leite desnatado deve dar preferência aos queijos brancos, como a ricota (2 fatias ou 100 g). O teor de sódio de alguns queijos pode ser muito superior ao do leite, portanto, converse sempre com seu nutricionista antes de fazer qualquer substituição na dieta.
É um alimento altamente nutritivo
Verdadeiro
Os queijos amarelos, assim como outros derivados lácteos, são alimentos com grande contribuição nutricional na alimentação da população brasileira, principalmente porser a principal fonte de cálcio. O cálcio é fundamental para a formação e a manutenção da saúde óssea. Os demais nutrientes encontrados em quantidades importantes nesse grupo são as proteínas de alto valor biológico, fósforo, vitaminas A, D, B2 e H (biotina). Consulte sempre os rótulos nutricionais dos queijos e de quaisquer outros produtos e, sempre que possível, escolha os alimentos com menor quantidade de gordura.
Pode ser conservado fora da geladeira
Falso
Por se tratar de um produto derivado do leite, deve ser conservado sob refrigeração. Temperaturas superiores às indicadas nas embalagens podem comprometer a qualidade do alimento. Para evitar o ressecamento, o queijo deve ser envolto em filme plástico ou colocado em recipiente com tampa. No caso de queijos de mofo branco, como brie e camembert, utilize o próprio papel da embalagem, que já é elaborado para melhor conservação do produto.
Engorda mais que o queijo branco
Verdadeiro
Os queijos amarelos contêm maior porcentagem de gordura na sua composição e, portanto, possuem um maior valor energético quando comparados aos queijos brancos. Para se ter uma ideia, 100 g de ricota fornecem 120 kcal. No caso de se optar pelo parmesão, as mesmas120 kcal são consumidas em apenas 30 g do alimento.
Estraga mais rapidamente
Falso
A quantidade de água presente nos alimentos é um dos fatores que contribui para determinar o prazo de validade e colabora para a deterioração dos produtos. Assim, os queijos brancos estragam mais rapidamente que os amarelos, pois possuem um teor de umidade bem maior.
Faz aumentar o colesterol na nossa corrente sanguínea
Verdadeiro
Assim como outros produtos de origem animal, contêm colesterol na sua composição. Os queijos amarelos possuem maior quantidade dessa substância e podem contribuir para o aumento dos seus níveis no sangue. O Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde, recomenda que os adultos optem por queijos com menos gordura. Crianças, adolescentes e gestantes devem consumi-los na sua forma integral, salvo recomendação médica.