Pular para o conteúdo principal

Valéria-Taioba-Receitas :

   

Valéria-Taioba-Receitas :

O consumo mais indicado é ferver as folhas, para que a substância toxica / seja reduzida a valores mínimos ou até mesmo eliminadas. A taioba em receitas refogadas pode substituir, por exemplo, a couve.

Depois de refogada – você pode adicionar temperos, alho, cebola e sal a gosto, com um pouco de óleo –, ela se torna um ingrediente versátil e capaz de compor muitas receitas.

O bolinho de taioba, por exemplo, é uma iguaria bastante apreciada. Saborosa e nutritiva, ela é bem simples de fazer. Além das folhas da planta, a receita contém queijo parmesão ralado, ovos e farinha de trigo para preparar a massa do bolinho. Ele pode ser tanto assado, quanto frito.

A taioba também pode ser utilizada em acompanhamentos para carnes, caldos e até mesmo feijoada. Para tanto, basta fazer uma farofa de taioba, outra refeição bastante tradicional em algumas regiões do Brasil.

Não existe uma única receita para essa farofa e, para além das folhas de taioba refogadas, você pode adicionar ingredientes como manteiga, ovos cozidos, farinha-de-rosca ou farinha-de-milho, bacon, ervilha, cebola, etc. Tudo depende de seus gostos e preferências, mas é importante lembrar que certas combinações podem transformar a farofa de taioba em uma receita bastante calórica.

Citamos que a taioba pode substituir a couve como verdura refogada, mas você também pode fazer uma combinação das duas hortaliças. O resultado é um prato bastante saudável, com uma mistura de sabores marcantes e intensos.

Em dietas hipocalóricas, ou seja, aquelas que almejam o emagrecimento, a taioba possibilita mil e uma combinações. Por exemplo, uma tapioca com a verdura refogada e alguma proteína animal, como o frango. Você pode também combinar a taioba com cogumelos, tais quais o shimeji, o champignon e o shiitake.

Detox com taioba

Por ser um poderoso integrante do grupo dos alimentos antioxidantes, a taioba pode ser utilizada em sucos verdes e sucos detox, combinada, mais uma vez, com a couve.


Postagens mais visitadas deste blog

Receita-Pamonha Assada :

Ingredientes 4 xícaras de chá de milho verde 6 espigas 2 xicaras de cha de leite 1 colher sopa de margarina 1 x e meia de cha de açucar 4 colheres de sopa de amido 1 colher sopa de fermento Preparo Bata no liquidificador todos os ingredientes, depois junte 1 colher de sopa de fermento em pó e bata só para misturar. Despeje a mistura em uma forma de aro removivel enfarinhada e leve para assar em forno pré-aquecido em 200º coberta com papel aluminio até dourar. Mais ou menos 40 minutos. depois retire o papel para dourar mais um pouquinho desenforme depois de fria.

Barbatimão-Propriedades , Benefícios :

Barbatimão-Propriedades , Benefícios : Os benefícios do barbatimão estão relacionados às suas propriedades antibacterianas, anti-inflamatórias, antissépticas, adstringentes e cicatrizantes. Por isso, a planta é estudada para o tratamento de diversas doenças, desde doenças geniturinárias femininas (como a infecção urinária) até cânceres....

Alecrim-Propridades ; Benefícios :

Alecrim-Propridades ; Benefícios  : Além de sabor e aroma, tem também benefícios para a saúde. Entre eles, a melhora da digestão, alívio da dor de cabeça e combate ao cansaço. A planta é rica em compostos flavonoides e ácidos fenólicos que proporcionam propriedades antioxidantes. Age contra tosse , gripe , asma e problemas respiratórios  Melhora a digestão  Alivia as cólicas  Reduz os gases intestinais  Conbate o estresse Atua contra dores diversas Bom para a mente Bom para casas Contra indicações: Mulheres gravidas ; em lactação ; menores de 12 anos ; doses exageradas do mesmo..