Pular para o conteúdo principal

Momento Júlia : Dor de cabeça crônica : Saiba Mais :

Momento Júlia : Dor de cabeça crônica : Saiba Mais :

Os especialistas mostraram o que há de novo para combater o drama vivido por 40 milhões de brasileiros. Hábitos alimentares saudáveis e práticas de exercícios regulares são excelentes medidas de prevenção.
A edição de aniversário da revista Mente e Cérebro aprofunda-se no tema “Dor Crônica” e traz novidades em tratamentos e tecnologias, desmistificando que o alívio ou mesmo cura da dor crônica não existem. Só no Brasil, 40 milhões de pessoas enfrentam o problema, sendo que as queixas mais comuns são as dores de cabeça e nas costas.
Especialistas explicam à publicação qual é a diferença entre dor aguda e crônica: a primeira é uma espécie de alarme que acaba quando o problema é resolvido e a segunda é muito semelhante, de acordo com estudos recentes, a processos neuroquímicos, como se uma “recordação dolorosa” fosse inscrita no organismo e acessada periodicamente. A Organização Mundial da Saúde (OMS) denomina a dor crônica quando o quadro doloroso persiste por mais de três meses. Além disso, a resposta neural à dor persevera mesmo quando a causa inicial é tratada.
“É difícil descrever a percepção dolorosa, pois ela está associada a características orgânicas de cada corpo, à história pessoal e ao contexto no qual é vivenciada.
 Há estudos que relacionam às crenças e a predisposição emocional ao auxilio ou a piora à dor. Pacientes com transtornos depressivos tendem a focar ainda mais a atenção na dor, o que faz com que seja percebida de maneira mais intensa. Se a pessoa se concentrar no desconforto, ela evita se movimentar – e inicia-se aí um ciclo vicioso, que se torna evidente no caso de quadros crônicos como a dor nas costas e a fibriomialgia.
Medidas de combate à dor:
Psicoterapia:
“A psicoterapia ajuda a acessar os recursos internos que temos para combater a dor. A ciência já comprovou que sentimentos de esperança liberam endorfinas”
Hábitos simples:
Incluir na dieta alimentos ricos em triptofano, como nozes e mel, e praticar exercícios regularmente são medidas de prevenção. A fisioterapia e acupuntura são tratamentos com eficiência comprovada.
Novos tratamentos:
Novas versões do medicamento opioide morfina: Um avanço para o tratamento de dor no Brasil é o uso do medicamento opioide morfina, o mais potente analgésico conhecido. Os opioides conseguem impedir a liberação de neurotransmissores e bloquear a mensagem enviada aos neurônios da medula. Há uma década o consumo médio da droga no Brasil era de 1,78 miligrama (mg) por pessoa por ano, abaixo da média mundial de 5,93 mg, o que, segundo os pesquisadores da OMS, reflete o tratamento inadequado. Para reduzir o risco de dependência psíquica, o médico que acompanha o paciente realiza uma espécie de “rotação de opioides”, como oxidocona, metadona, fentanil e hidromorfona.
Tecnologia pouco agressiva “Neuroestimulador medular”: Existem algumas dores crônicas que não respondem bem ao tratamento com medicamentos. Para esses casos, uma tecnologia pouco agressiva, o neuroestimulador medular (NM), tem revelado bons resultados. “O aparelho implantado na coluna vertebral envia sinais elétricos que interferem na transmissão da dor.
Novo recurso Estimulação magnética transcraniana:
Mais um recurso não invasivo em casos de dores crônicas mais complicadas, validado desde maio deste ano pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e com eficiência comprovada é a estimulação magnética transcraniana, estudada por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP). A estimulação magnética são eletrodos colocados sobre a cabeça que estimulam áreas envolvidas no processamento da dor e é usada no tratamento de depressão e na avaliação da resposta do paciente a um futuro implante neurocirúrgico.
Botox para dor de cabeça:
Recentemente, pesquisadores do Hospital Universitário de Essen, na Alemanha, descobriram um novo aliado no combate à enxaqueca: toxina botulínica, ou botox, como é conhecida a substância usada para atenuar as linhas de expressão do rosto. Injetada na testa, na região temporal, na nuca e na cervical, a substância provoca relaxamento muscular e interrupção temporária de nervos, o que diminui as dores por até seis meses na maioria dos casos. Ano passado, a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o uso de botox no tratamento de cefaleia crônica no Brasil.

Postagens mais visitadas deste blog

Receita-Pamonha Assada :

Ingredientes 4 xícaras de chá de milho verde 6 espigas 2 xicaras de cha de leite 1 colher sopa de margarina 1 x e meia de cha de açucar 4 colheres de sopa de amido 1 colher sopa de fermento Preparo Bata no liquidificador todos os ingredientes, depois junte 1 colher de sopa de fermento em pó e bata só para misturar. Despeje a mistura em uma forma de aro removivel enfarinhada e leve para assar em forno pré-aquecido em 200º coberta com papel aluminio até dourar. Mais ou menos 40 minutos. depois retire o papel para dourar mais um pouquinho desenforme depois de fria.

Receita-X-Bacon :

Ingredientes : 2 fatias de Bacon Fatias Double Smoked Seara Gourmet 1 pão de hamburguer com gergelim cortado ao meio Folhas de alface mimosa verde a gosto Fatias de tomate a gosto Cebola roxa em rodelas a gosto 2 colheres de maionese 1 Tradicional Burguer Seara Gourmet ao ponto 2 fatias de queijo emmental Modo de preparo Em uma frigideira, junte as fatias de Bacon Fatias Double Smoked Seara Gourmet. Ligue o fogo no mínimo e grelhe as fatias de bacon por cerca de 4 minutos virando na metade do tempo ou até estarem douradas; Na parte inferior do pão de hambúrguer adicione as folhas de alface, as rodelas de tomate, a cebola roxa, a maionese, o Tradicional Burguer Seara Gourmet ao ponto, as fatias de queijo e o bacon. Feche com a metade superior do pão e sirva.

Barbatimão-Propriedades , Benefícios :

Barbatimão-Propriedades , Benefícios : Os benefícios do barbatimão estão relacionados às suas propriedades antibacterianas, anti-inflamatórias, antissépticas, adstringentes e cicatrizantes. Por isso, a planta é estudada para o tratamento de diversas doenças, desde doenças geniturinárias femininas (como a infecção urinária) até cânceres....