Júlia : Alimentos-Aproveite Melhor os Mesmos :
“Ocupa o primeiro lugar nesta lista”, explica a nutróloga Tamara Mazaracki, “sua casca é rica em fibras, potássio, betacaroteno, luteína e zeaxantina (importantes para a visão) e vitaminas A e C (potentes antioxidantes).” Trata-se de um alimento bastante versátil que combina tanto com doces como com salgados. As sementes são fonte de betacaroteno, ômega 3 e minerais como o zinco, manganês, magnésio, fósforo, ferro e cobre. Fornecem proteína e os aminoácidos triptofano (precursor de serotonina, o neurotransmissor do bem-estar) e arginina (responsável pelo crescimento muscular), e mais fitosteróis (que regula o colesterol e protege a próstata), além de atuar como vermífugo.
Modo de usar: Você pode secar e tostar as sementes em forno baixo e consumi-las como petisco . Ou então moê-las como farinha e adicioná-las a sucos.,batata -A casca é rica em minerais, vitamina C, fibras e fica bem macia, conferindo uma textura crocante nas versões frita, assada ou cozida.
Modo de usar: Frite somente as cascas bem lavadas, e sirva como aperitivo. Cozidas em água e sal, e peneiradas, formam um caldo rico em nutrientes que pode servir de base para sopas,
beterraba- Suas folhas e talos, além de serem macios e deliciosos, são excelente fonte de vitaminas A e K, betacaroteno, luteína, clorofila, cálcio, magnésio, potássio e ácido fólico.
Modo de usar: Podem ser refogados e usados em sopas, caldos, ou até mesmo no tempero do feijão.,
cascas de banana-Com cascas de goiaba e abacaxi é possível fazer doces e geleias. Batendo-as no liquidificador, dão origem a sucos que são bons substitutos para os ingredientes líquidos no preparo de bolos. A casca de banana é ótima para farofas.
Modo de usar: Experimente também fazê a casca de banana à milanesa, fica uma delícia! Sementes de melão, melancia, mamão, entre outras, podem ser torradas e salgadas, tornando-se saudáveis aperitivos. ,
cenoura-A casca é muito mais rica em vitamina A e betacaroteno do que a polpa. As folhas, raramente aproveitadas, são riquíssimas em vitamina C, carotenoides, luteína e zeaxantina (que ajudam na prevenção da degeneração macular senil, a maior causa de cegueira em idosos), cálcio (essencial para dentes e ossos fortes) e ácido fólico.
Modo de usar: A casca é indicada para refogados, sopas, omeletes e suflês. As folhas podem ser aproveitadas para fazer bolinhos, sopas ou saladas.
couve-flor-As folhas externas são fonte de vitaminas C, K e A, ácido fólico, e minerais como cálcio, potássio, magnésio e fósforo.
Modo de usar: Pode ser refogada, usada em recheios de panquecas ou acrescentada nos sucos. Os talos devem ser aproveitados em refogados, no feijão e na sopa.
folhas verde-escuras-São importantes fontes de ferro, cálcio e magnésio. Além das folhas da beterraba, as de brócolis, couve-flor e repolho, são ótimas para combater, por exemplo, a osteoporose.
Kiwi A casca, sempre desprezada, é rica em compostos fenólicos, bioflavanoides e vitamina C. Por ser fonte de fibra insolúvel, tem propriedade laxativa e melhora a função intestinal.
Modo de usar: Pode ser consumida junto com a fruta ou no preparo de sucos.