Malú : Cicatrizantes Naturais :
Banana
Caju
Limão
Maçã
Plantas medicinais conhecidas pelo alto poder cicatrizante e muitos outros benefícios para a saúde. Para usos interno e externo podem contar com:
Plantas cicatrizantes – conte sempre com elas!

Calêndula (Calendula officinalis)
Poder cicatrizante, anti-inflamatório, digestivo e muitos outros. O uso externo é indicado para inflamações, lesões, contusões e queimaduras ou, ainda, gargarejo com a tintura em casos de inflamação na cavidade oral. Para comprar óleo vegetal de calêndula clique aqui.
Camomila (Matricaria chamomilla)
Poder cicatrizante, anti-inflamatório, digestivo, anti-espasmódico, sedativo e ansiolítico. Estimula a regeneração dos tecidos, acelera a cicatrização de ferida, úlcera e queimadura. Para comprar óleo vegetal de camomila clique aqui.
Recomendado por Lar Natural
Erva baleeira (Varronia verbenacea)
Cicatrizante, anti-inflamatório sistêmico de uso interno e externo, imunomodulador e gastroprotetor. Indicado para inflamações bucais e feridas, suaviza e refresca a pele e, ainda, em casos de inflamações, reumatismo, artrite, dores ciáticas e da coluna.
Para cada tipo de lesão, uma boa indicação!
Queimaduras de sol
Para a pele que sofre com a exposição ao sol durante o verão, nada melhor que um recurso natural para regenerar a epiderme. Neste caso, podemos contar com as propriedades hidratantes e regeneradoras da aveia (Avena sativa).
Pode ser usada como esfoliante e máscara de hidratação, é um método seguro para suavizar a pele irritada e inflamada ou hidratar pós-depilação ou banho de sol.
Cicatrização para queimaduras térmicas
Quando o problema é queimadura térmica, a babosa (Aloe vera) é uma ótima alternativa natural. Para comprar sumo de aloé vera clique aqui.
Suas propriedades cicatrizantes, antibacteriana, antifúngica e antiviral aliviam e cicatrizam queimaduras, feridas e alergias em geral. Ainda rejuvenesce e reduz rugas e linhas de expressão.
Cicatrização de boca e garganta
Podemos contar com a Sálvia (Salvia officinalis) para casos de inflamação de garganta, gengivite, afta, fechar poros, reduzir oleosidade de cabelo, picada de insetos, caspa e transpiração excessiva.
Cicatrização externa
Não podemos esquecer do Barba-timão (Stryphnodendron barbadetiman). Por ser rica em taninos, acelera o processo de cicatrização e tem ação antisséptica de uso tópico na pele e mucosas bucal e genital. Ainda indicada para outras inflamações, alergia, coceira, feridas, etc., sempre para uso externo!
Plantas cicatrizantes – Como usar!
É possível obter os benefícios cicatrizantes das plantas fazendo uso dos chás via oral (quando há indicação), fazendo compressa com o chá 3x ao dia ou, ainda, fazendo uso das tinturas.
Lembrando que fitoterápicos também contam com contra-indicações, reações adversas como dermatite de contato, alergias, etc. e interações medicamentosas, por isso a importância de fazer uso sob orientação médica/terapêutica, principalmente em casos de gestante, lactante ou problemas de saúde.