Valéria : Câncer de Pulmão : A Cenoura Impede o Mesmo :
Conhecida principalmente como fonte de vitamina A, é rica em carotenoides, que ajudam a melhorar a visão. Mas a cenoura é também uma aliada de peso no combate ao câncer. Um estudo da Escola de Saúde Pública de Harvard (EUA) apontou que o consumo de pelo menos duas porções diárias de vegetais ricos em carotenoides (a cenoura é a que tem a maior concentração da substância) reduz em até 17% os riscos de incidência de câncer de mama. A raiz tem ação protetora ao organismo das mulheres principalmente na fase da pré-menopausa.
O A. C. Camargo Cancer Center coloca a cenoura na lista dos alimentos fontes de vitamina A (a abóbora e o mamão são outros exemplos) que devem ser consumidos por ter propriedades de redução da chance do aparecimento de tumores no pulmão.
Reforçando ainda mais seu poder contra tumores, um estudo da Associação Americana de Pesquisa sobre o Câncer, de 2012, confirmou que o betacaroteno e o alfacaroteno, presentes no alimento, são capazes de inibir a multiplicação de células defeituosas e, como também são antioxidantes, impedem que as células sejam atingidas por radicais livres.
Modo de usar
Duas a três cenouras médias devem fazer parte das refeições ao longo da semana. O consumo deve incluir a casca, considerada a parte mais nutritiva do alimento. “Para não ter perda de nutrientes, o ideal é que ela seja consumida crua”, afirma Ana Carolina Cantelli, do A. C.Camargo. Para isso, lave bem o legume em água corrente e escove a casca para eliminar resíduos de terra.
Força natural na raiz
Uma substância chamada falcarinol, natural da raiz da cenoura, foi apontada por pesquisadores da Universidade de Newcastle, na Inglaterra, como capaz de impedir o crescimento de câncer em ratos com tumores em desenvolvimento. Segundo Aline Castaldi, nutricionista da Universidade São Francisco (USF), Campinas (SP), pouco se conhece a respeito do falcarinol, responsável por proteger as cenouras contra doenças causadas por fungos. “Após 18 semanas, os animais que comeram cenouras ou que receberam suplementos de falcarinol indicaram uma tendência um terço menor de desenvolver tumores cancerígenos do que as cobaias alimentadas com outros tipos de ração”, relata.