Pular para o conteúdo principal

Valéria : As Frutas Secas & Oleaginosas :

Valéria : As Frutas Secas & Oleaginosas :

Frutas Oleaginosas e Secas: como usar.
castanhas, nozes, avelãs, além de ameixas e uva-passa. A dúvida é: elas fazem bem para a saúde?
O hábito de consumir frutas oleaginosas e secas pode trazer benefícios para a saúde, até mesmo em países tropicais como o Brasil.
Frutas secas: são frutas in natura desidratadas, porém, com maior concentração de frutose, fibras e nutrientes, com exceção da vitamina C e complexo B, que se perdem durante o processamento. As frutas secas mais consumidas são ameixa, uva-passa, damasco, figo, banana, laranja, mamão, manga, tâmara, abacaxi, entre outras.
Frutas oleaginosas: ricas em proteínas, as oleaginosas têm, em sua composição, vitaminas, minerais e gordura. Integram esse grupo de alimentos, por exemplo, as nozes, castanhas, amêndoas e avelãs. A desvantagem é que possuem alto teor calórico, por isso devem ser ingeridas com moderação.
Consumo: frutas secas e oleaginosas podem ser consumidas em todas as épocas do ano, mas costumam ser lembradas, sobretudo, no período das festas natalinas.
Nozes: por conterem grande quantidade de calorias, são famosas como fonte de energia. Além disso, representam uma ótima fonte de vitamina E, potássio e proteína vegetal. As nozes são o alimento vegetal que apresenta a maior quantidade de antioxidantes, responsáveis por combater o envelhecimento celular e prevenir doenças coronárias, já que diminuem o nível de colesterol no sangue. Se consumidas sem exagero, as oleaginosas não engordam e ainda diminuem o risco de doenças cardiovasculares.
Castanha do Pará: a castanha do Pará fornece o mineral selênio, que é antioxidante, magnésio e ácido graxo ômega 3, muito benéfico para a saúde, já que melhora os níveis de colesterol.
Avelãs e amêndoas: ricas em potássio e vitamina E, elas contêm boas quantidades de cálcio.
Como usar: frutas secas e oleaginosas são práticas – uma vez que não exigem refrigeração – e seu alto valor nutritivo faz delas uma opção de alimentação saudável, principalmente no intervalo das refeições. Também podem ser incorporadas às refeições típicas desse final de ano.

PERGUNTAS E RESPOSTAS
1-Se consumidas em excesso, que tipo de prejuízo as frutas secas e oleaginosas podem causar?
O prejuízo maior é pelo excesso de calorias. Se esses alimentos forem consumidos como petiscos, podem provocar o exagero, e todo exagero é prejudicial.
2-É verdade que podem provocar espinhas no rosto, por exemplo?
Não existe comprovação científica sobre esse fato.
3-Qual é a quantidade indicada de consumo desses produtos por dia?
Para as oleaginosas, costumamos orientar de duas a três unidades por dia. Para as frutas secas, não existe uma recomendação específica. O ideal é intercalar seu consumo com as frutas frescas também, que mantêm os índices de vitamina C e complexo B, que se perdem com o processamento das frutas secas.
4-As frutas secas são mais típicas de países frios. Como deve ser o consumo desse alimento em países tropicais, como o Brasil?
Elas podem ser introduzidas em saladas, nos lanches intermediários e em várias receitas.
5-Podem ser levadas na bolsa ou estragam?
Sim, as frutas secas e oleaginosas podem ser levadas na bolsa e no carro, pois podem permanecer em temperatura ambiente, e são ótimas alternativas para os lanches intermediários.
6-Como é a relação desses alimentos com as dietas de emagrecimento ou para algumas doenças como diabetes e anemia?
No caso das dietas, o cuidado maior deve ser com o consumo excessivo. As frutas secas devem ser consumidas com moderação pelos diabéticos, pois contêm frutose (açúcar presente nas frutas).
Mais alguma dica sobre frutas secas e oleaginosas .
Uma boa dica é servir um mix de frutas secas e oleaginosas como “aperitivo.
Elas podem ser usadas também em saladas, sobremesas e até em pratos salgados.

Postagens mais visitadas deste blog

Receita-Pamonha Assada :

Ingredientes 4 xícaras de chá de milho verde 6 espigas 2 xicaras de cha de leite 1 colher sopa de margarina 1 x e meia de cha de açucar 4 colheres de sopa de amido 1 colher sopa de fermento Preparo Bata no liquidificador todos os ingredientes, depois junte 1 colher de sopa de fermento em pó e bata só para misturar. Despeje a mistura em uma forma de aro removivel enfarinhada e leve para assar em forno pré-aquecido em 200º coberta com papel aluminio até dourar. Mais ou menos 40 minutos. depois retire o papel para dourar mais um pouquinho desenforme depois de fria.

Receita-X-Bacon :

Ingredientes : 2 fatias de Bacon Fatias Double Smoked Seara Gourmet 1 pão de hamburguer com gergelim cortado ao meio Folhas de alface mimosa verde a gosto Fatias de tomate a gosto Cebola roxa em rodelas a gosto 2 colheres de maionese 1 Tradicional Burguer Seara Gourmet ao ponto 2 fatias de queijo emmental Modo de preparo Em uma frigideira, junte as fatias de Bacon Fatias Double Smoked Seara Gourmet. Ligue o fogo no mínimo e grelhe as fatias de bacon por cerca de 4 minutos virando na metade do tempo ou até estarem douradas; Na parte inferior do pão de hambúrguer adicione as folhas de alface, as rodelas de tomate, a cebola roxa, a maionese, o Tradicional Burguer Seara Gourmet ao ponto, as fatias de queijo e o bacon. Feche com a metade superior do pão e sirva.

Barbatimão-Propriedades , Benefícios :

Barbatimão-Propriedades , Benefícios : Os benefícios do barbatimão estão relacionados às suas propriedades antibacterianas, anti-inflamatórias, antissépticas, adstringentes e cicatrizantes. Por isso, a planta é estudada para o tratamento de diversas doenças, desde doenças geniturinárias femininas (como a infecção urinária) até cânceres....