Cynthia : Proteína de Soja : Os Benefícios :
concentração de isoflavonas
AUMENTO DE MASSA MAGRA
Segundo a ph.d. em nutrição Ratna Mukherjea, a proteína de soja pode ajudar a alcançar uma massa muscular magra. O teor de aminoácidos da soja e do leite sugere que essa combinação seria melhor se fossem empregados isoladamente na dieta para esportistas. dados recentes sugerem que o consumo de proteínas de soja pode estar associado a menor estresse oxidativo do que o consumo de proteínas lácteas.
IMPEDE DOENÇAS CARDÍACAS EM DIABÉTICOS
Um estudo publicado no fim de 2009 pelo The Journal of Nutrition confirmou os benefícios da soja para a saúde do coração de adultos com diabetes do tipo 2. Apresentado por Alison Duncan, professora do departamento de saúde Humana e ciências da nutrição da Universidade de Guelph, no Canadá, o trabalho indica que a proteína de soja reduz os fatores de riscos de doenças cardiovasculares em adultos com diabetes tipo 2, depois da ingestão isolada. isso porque 29 participantes com dieta controlada para a doença apresentaram uma redução do LdL (mau colesterol) e uma melhora nas taxas de HdL (bom colesterol). Segundo Alison, adultos com diabetes tipo 2 representam um grupo de maior risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
MELHORA A INSUFICIÊNCIA CARDÍACA
Em 2009, a professora Martine Kienzle Hagen, da Universidade Federal de ciências da saúde de Porto alegre, apresentou os resultados adquiridos no estudo feito com ratos, submetidos a cirurgia após infarto, que apresentaram melhora do quadro clínico quando tratados com soja. Foi analisado o conteúdo de isoflavonas em dois produtos derivados de soja: o gérmen (parte do grão) e a proteína isolada. a capacidade antioxidante total foi semelhante, e ambos inibiram em 80% a lipoperoxidação, neutralizando a formação de radicais livres. os ratos que receberam a caseína (proteína do leite) durante 9 semanas (com áreas de infarto inferior e superior a 25% do ventrículo esquerdo) apresentaram hipertrofia cardíaca, congestão hepática e pulmonar – sinais típicos de insuficiência cardíaca. Os ratos tratados com proteína isolada de soja só tiveram os problemas quando a área de infarto era superior a 25%.