Júlia : A Banana melhora o humor ...
componentes que são transformados em energia para o corpo
Banana é rica em triptofano, um aminoácido essencial utilizado pelo cérebro, juntamente com a vitamina B3, a niacina (ou niacinamida) e o magnésio, para produzir a serotonina, um neurotransmissor importante nos processos bioquímicos do sono e do humor. Nutrientes favoráveis aos neurotransmissores e à sensação de bem-estar estão diretamente relacionados à melhora dos sintomas da dor de cabeça. Assim, a banana pode se tornar um preventivo às cefaleias. É interessante ressaltar que, quando presente em outros alimentos, como laticínios, peixe e carne, o triptofano não tem efeito significativo sobre a serotonina. Isso ocorre porque, nesses itens, ele não é o único aminoácido presente, havendo, assim, uma “competição” com outros aminoácidos para a absorção pelo corpo. Ou seja, é justamente o nutriente da banana que apresenta melhores resultados no organismo.
Banana para combater os males da ansiedade
Como se não bastasse contar com esse poderoso elemento, a fruta ainda é fonte de cálcio e magnésio. “Esses minerais agem em sinergia na contração muscular e nervosa. O magnésio ajuda muito a manter o tônus das veias e o cálcio regula a entrada e saída de nutrientes nas células”, explica a nutricionista Juliana Rossi. Bananas são frutas muito energéticas, com baixo teor de gordura e ricas em carboidratos, em vitaminas A, B1, B2, C e em vários minerais. A variedade de tipos, em geral, não altera suas características de modo significativo. Uma curiosidade é que a banana-da-terra, justamente a menos popular – e mais utilizada em pratos cozidos ou servida frita – é a mais rica em vitaminas A e C.
Modo de usar
Ao natural ou junto a pratos cozidos, a banana guarda suas propriedades. Cai bem em pratos doces e, aos salgados, dá um toque exótico e pitoresco. Nas sobremesas, evite, porém, os deliciosos doces de banana que abusam de açúcares e complementos calóricos, como leite condensado ou sorvete. Combinações simples, como aveia, granola e iogurte, são boas pedidas para os lanches do dia a dia.