Pular para o conteúdo principal

Gabriela : Morango : Por medos , cismas e receios do El Moranguito , Haverá O " Bye Bye Brasil " ?

Gabriela : Morango :

Como todas as frutas vermelhas : Contém catequinas um fito nutriente rico em antioxidante
ótima fonte de polifenóis ( substância também encontrada nos vinhos ) 
Exerce proteção contra doenças vasculares especialmente ás relacionadas do coração.. 

Morango faz bem para o coração 
Benefícios do alimento
Morango é uma fruta com poucas calorias e muitas vitaminas e minerais 
Ele é indicado para pessoas com hipertensão, colesterol alto e até diabete
Como consumir a fruta e quem é contraindicado 
O morango é um fruto típico de climas temperados do norte e do Chile. 
Pequeno, de cor avermelhada brilhante, com sabor levemente ácido, aroma agradável e forte, o alimento é bastante versátil, servindo para o preparo de sucos, smoothies, sorvetes, doces, bolos, biscoitos e receitas agridoces 

Possui muitas propriedades nutritivas e há cerca de doze espécies, mas todas são ricas em fibras, antocianinas, ácido elágico, vitamina C, cálcio, potássio, magnésio, zinco e vitaminas B2 e B6.

Mais de 90% do morango é composto por água e por isso ele é pouco calórico: uma porção de 100 g possui apenas 30 calorias. 

Morango é uma fruta com poucas calorias e muitas vitaminas e minerais
Ele é indicado para pessoas com hipertensão, colesterol alto e até diabetes
Veja como consumir a fruta e quem é contraindicado
O morango (Fragaria spp) é um fruto típico de climas temperados do norte e do Chile. Pequeno, de cor avermelhada brilhante, com sabor levemente ácido, aroma agradável e forte, o alimento é bastante versátil, servindo para o preparo de sucos, smoothies, sorvetes, doces, bolos, biscoitos e receitas agridoces (principalmente saladas).

Ele é o grande representante das frutas vermelhas --chamadas de berries em inglês, e desse grupo também faz parte a amora, framboesa e cranberry. Possuem antocianinas (antioxidantes) em grande quantidade que dão a cor avermelhada ou arroxeada. Por ser de clima frio, seu cultivo é mais difícil no Brasil, ficando mais restrito às regiões de clima subtropical e temperado e aos períodos de inverno.

Morango melhora sintomas de inflamação no intestino
Possui muitas propriedades nutritivas e há cerca de doze espécies, mas todas são ricas em fibras, antocianinas, ácido elágico, vitamina C, cálcio, potássio, magnésio, zinco e vitaminas B2 e B6. Mais de 90% do morango é composto por água e por isso ele é pouco calórico: uma porção de 100 g possui apenas 30 calorias. 

Benefícios: 

1. Reduz o colesterol

Um estudo publicado no Journal of Nutritional Biochemistry mostrou que o morango contribui para reduzir o colesterol ruim (LDL) do organismo. Os pesquisadores alimentaram um grupo de voluntários com 500 g de morango por dia durante um mês. Quinze dias após o final do experimento, verificaram que os níveis de colesterol baixaram aproximadamente 9%.
Isso ocorreu devido ao fato de o morango ser rico em antocianina, um tipo de antioxidante que impede a oxidação do colesterol ruim (LDL) e eleva as taxas do colesterol bom (HDL). Esta substância diminui o nível de inflamação dos tecidos e, de quebra, diminui os níveis de colesterol e triglicerídeos.

2. Previne doenças cardiovasculares

O morango também é um grande aliado do coração. Primeiramente, pelo fato de reduzir o colesterol ruim, diminuindo assim a formação das placas de gordura nas artérias. E também por ser rico em flavonoides.
Além disso, um artigo publicado no The Journal of Nutrition demonstrou que o consumo de flavonoides está associado a menores concentrações de Proteína C-Reativa (PCR) no organismo. Essa proteína é sintetizada no fígado e funciona como um marcador sensível de inflamação (quanto mais elevada, maior inflamação), sendo hoje considerada uma das melhores ferramentas para detecção de risco cardiovascular. Sendo assim, a redução dos seus níveis indica menor risco de doenças do coração.

3. Diminui a pressão arterial

As frutas vermelhas podem ser um poderoso aliado no combate à hipertensão. Um artigo publicado no The American Journal of Clinical Nutrition demonstrou que o consumo desse tipo de fruta reduz a pressão arterial e aumenta a concentração de colesterol HDL (bom). E outro estudo publicado no mesmo jornal, avaliou a associação entre o consumo regular de flavonoides, presentes nas frutas vermelhas, e a redução da pressão arterial. Os participantes do estudo que mais ingeriram antocianinas, especialmente a partir do consumo do morango e do mirtilo, tiveram uma redução de 8% no risco de hipertensão. O estudo avaliou mais de 29 mil mulheres e 5 mil homens hipertensos.

4. Reduz a glicemia

O morango é considerado um alimento de baixo índice glicêmico (IG), o que faz dele uma fruta de baixo risco para as pessoas com diabetes, desde que consumido sem adição de açúcar. Mas estudos também demonstraram que seu consumo pode estar associado a uma redução dos níveis de glicose no sangue. Por ser rico em polifenóis, o morango diminui a resposta glicêmica à sacarose. Além disso, as antocianinas presentes nos alimentos estão associadas a uma redução na produção de insulina após as refeições.

5. Diminui inflamações

Os flavonoides das frutas vermelhas, especialmente o morango, também possuem propriedades anti-inflamatórias. Um estudo demonstrou que a fruta foi capaz de reduzir a dor e a inflamação de adultos obesos com artrite degenerativa do joelho. Isso ocorre devido aos antioxidantes encontrados no morango, que podem ajudar a reduzir a inflamação das articulações --que facilitam o desenvolvimento da artrite.

6. Aumenta a imunidade

O morango contém, em sua composição nutricional, vitaminas como a vitamina E, betacarotenos, compostos bioativos e uma excelente fonte de vitamina C que reforça a imunidade ajudando no processo de cicatrização de feridas e absorção do ferro presente nos alimentos.... 

Postagens mais visitadas deste blog

Receita-Pamonha Assada :

Ingredientes 4 xícaras de chá de milho verde 6 espigas 2 xicaras de cha de leite 1 colher sopa de margarina 1 x e meia de cha de açucar 4 colheres de sopa de amido 1 colher sopa de fermento Preparo Bata no liquidificador todos os ingredientes, depois junte 1 colher de sopa de fermento em pó e bata só para misturar. Despeje a mistura em uma forma de aro removivel enfarinhada e leve para assar em forno pré-aquecido em 200º coberta com papel aluminio até dourar. Mais ou menos 40 minutos. depois retire o papel para dourar mais um pouquinho desenforme depois de fria.

Receita-X-Bacon :

Ingredientes : 2 fatias de Bacon Fatias Double Smoked Seara Gourmet 1 pão de hamburguer com gergelim cortado ao meio Folhas de alface mimosa verde a gosto Fatias de tomate a gosto Cebola roxa em rodelas a gosto 2 colheres de maionese 1 Tradicional Burguer Seara Gourmet ao ponto 2 fatias de queijo emmental Modo de preparo Em uma frigideira, junte as fatias de Bacon Fatias Double Smoked Seara Gourmet. Ligue o fogo no mínimo e grelhe as fatias de bacon por cerca de 4 minutos virando na metade do tempo ou até estarem douradas; Na parte inferior do pão de hambúrguer adicione as folhas de alface, as rodelas de tomate, a cebola roxa, a maionese, o Tradicional Burguer Seara Gourmet ao ponto, as fatias de queijo e o bacon. Feche com a metade superior do pão e sirva.

Barbatimão-Propriedades , Benefícios :

Barbatimão-Propriedades , Benefícios : Os benefícios do barbatimão estão relacionados às suas propriedades antibacterianas, anti-inflamatórias, antissépticas, adstringentes e cicatrizantes. Por isso, a planta é estudada para o tratamento de diversas doenças, desde doenças geniturinárias femininas (como a infecção urinária) até cânceres....