Malú : O Azeite melhora o intestino :
Por ser rico em ácidos graxos monoinsaturados, compostos fenólicos e vitamina E, o azeite tem o poder de proteger os vasos sanguíneos contra a oxidação lipídica, isto é, diminui o LDL (mau colesterol) e aumenta os níveis de HDL (bom colesterol).
Em temperatura ambiente
A melhor forma de aproveitar os benefícios é utilizando o azeite para regar saladas ou adicioná-lo aos alimentos após o cozimento, já que o calor prolongado e em altas temperaturas inativa algumas de suas propriedades.
Melhor que óleo de soja
A principal vantagem do azeite de oliva em relação aos demais óleos é possuir aproximadamente 75% de ácidos graxos monoinsaturados — o chamado ômega 9 (o óleo de soja contém apenas 23% desse tipo de gordura). O ômega 9, além de diminuir os níveis de LDL no sangue e aumentar ou manter estáveis os valores do HDL, reduz o estado pró-trombótico característico das doenças cardiovasculares.
Tomar uma colher faz o intestino funcionar melhor
A gordura emulsifica as fezes, favorecendo o transporte intestinal das mesmas, o que pode ser de grande valia para aquelas pessoas que têm dificuldade em evacuar.
Tonalidade
A tonalidade, que pode ir do verde escuro ao amarelo-ouro são determinadas por fatores como o tipo das olivas, seu estado de maturação e a presença de mais ou menos elementos químicos como a clorofila e o caroteno.
Abusar pode engordar
Como todas as demais gorduras, o azeite de oliva contem 9 kcal/g de gordura, ou seja, 10 g do azeite (o equivalente a aproximadamente uma colher de sopa) tem cerca de 90 kcal. Para que não deixemos de aproveitar seus valiosos benefícios, a regra que vale é a mesma para todos os alimentos, ou seja, consumir com moderação.
Óleo bom é óleo caro
Essa não é uma regra que se deve levar em conta na hora de escolher, pois nem sempre o azeite mais caro é o melhor. O que vale é por quantas prensagens o óleo passou no processo de industrialização (o melhor é o extravirgem, retirado na primeira prensa das azeitonas), o tipo de embalagem em que ele está acondicionado (latas e vidros escuros protegem da luminosidade e, consequentemente, da oxidação) e sua acidez (quanto menor, melhor é a qualidade do azeite – escolha aqueles com o pH máximo de 0,5).