Pimenta : Os Benefícios da Mesma :
Malagueta, do reino, comari, de cheiro, rosa, jalapeño, tabasco... A pimenta é o tipo de alimento que quem gosta adora, e quem não gosta odeia.Veja vários motivos para aprender a apreciá-la:

1. É rica em vitaminas A, B1, B2, C, E, niacina, capsaicinóides, flavonóides, cálcio e ferro.
2. Previne infartos e derrames cerebrais, pois tem efeito vasodilatador.
3. É antioxidante (retarda o envelhecimento) e anti-inflamatória.
4. Previne alguns tipos de câncer, como o de próstata.
5. Ajuda a queimar calorias.
6. Possui seis vezes mais vitamina C do que a laranja.
7. Auxilia na congestão nasal.
8. Ajuda a regular o colesterol.
9. Estimula a liberação de endorfina no cérebro.
10. Tem ação antibacteriana.
Em casos de gastrite, não exagere
A pimenta provoca aumento das enzimas digestivas do estômago (inclusive das ácidas), e isso pode agravar a gastrite, mas não provocá-la. Ou seja: quem já sofre do problema deve consumir esse alimento com moderação.
Excesso pode agravar quadros hemorroidas
A hemorroida é causada pela dilatação de varizes na região do ânus, o que pode ocorrer devido a problemas cardiovasculares, sedentarismo ou ingestão de gorduras. Porém, embora o condimento não possa ser considerado a origem dessa enfermidade, pode agravá-la quando o consumo for excessivo.
Auxilia no emagrecimento
Refeições apimentadas estimulam a saciedade e derretem estoques de gordura, além de aumentarem a temperatura do corpo. O resultado imediato é fazer com que o organismo gaste mais calorias.
Alimento afrodisíaco
A pimenta é considerada um vegetal cujas propriedades são capazes de estimular hormônios que promovem a dilatação dos vasos sanguíneos que irrigam as áreas erógenas. Daí a fama de alimento afrodisíaco, pois aumenta a sensação de prazer.
Remédio natural
Quem a utiliza no dia a dia está ingerindo, além de tempero, uma série de remédios naturais: analgésico, anti-inflamatório e vitaminas. São benefícios que os povos primitivos descobriram há milhares de anos e que agora estão sendo comprovados pela ciência.
Nutrientes essenciais
As pimentas, em suas diversas variações, são ricas em vitaminas A, B e C, e também têm quantidade significante de nutrientes como o magnésio, ferro, aminoácidos e fitoquímicos que inibem a resposta inflamatória. Além disso, possuem licopeno, o pigmento que dá a cor avermelhada ao fruto e atua na prevenção do câncer de próstata.
Sem contraindicações
A pimenta não possui contraindicações. Mas os especialistas afirmam que é preciso lembrar que ela é vaso dilatadora, ou seja, previne a formação de coágulos sanguíneos. Então, quem tem problemas com hemorroidas não deve abusar do alimento, assim como pessoas com gastrite. Moderação é o segredo para aproveitar os benefícios dela.