Pular para o conteúdo principal

Carne Grelhada : Dicas :

Carne Grelhada : Dicas :

A carne grelhada, além de ficar muito mais saborosa, também pede menos óleo, o que a deixa super saudável para qualquer hora.

Uma carne grelhada vai bem com tudo, combina com vários acompanhamentos e é uma escolha bem prática, quando se fala em pratos rápidos.

Não existe grandes segredos de como grelhar carne para ter um prato apetitoso e cheio de sabor. Apenas você precisa se atentar a umas dicas super básicas que vou te ensinar aqui neste artigo. Vamos lá?

Como temperar carne para grelhar?

Uma coisa que você precisa fazer sempre é preparar a sua carne. Quanto mais macia ela estiver, melhor será o resultado para sua carne grelhada. Pode ser a moda antiga mesmo, sabe com aquele martelo amaciador?

Basta deixa-la bem macia com algumas marteladas de cada lado. Isso fará com que o tempero pegue mais fácil, além de ser um fator que aquece a carne mais rápido.

O melhor tempero para carne grelhada é o bom e velho sal. Vale colocar também um pouco de pimenta do reino para realçar mais o sabor natural da carne. Não é indicado colocar muitos condimentos em sua carne para grelhar. Eles podem se queimar em contato com a grelha comprometendo o sabor, como é o caso de temperos prontos com pedaços ou mais cremosos.

Qual a melhor carne para grelhar?

Para escolher a melhor carne para grelhar você precisa ter em mente que um bom bife grelhado é aquele suculento e macio. Portanto, ele dever ter um corte de ao menos 1 dedo e meio.

Seu bife nunca pode ficar ressecado, ele perderá aquela característica saudável de grelhado. Ficará mais fosco sem aquele brilho irresistível.

Se quiser saber a melhor forma de como grelhar carne, escolha a melhor carne. E as melhores carnes são a alcatra, filé mignon, picanha, maminha e contrafilé. Estes cortes não têm erro, ficam saborosos de qualquer maneira, seja grelhado, assado ou para churrasco.

Passo a passo de como grelhar carne perfeitamente

1º Passo: O preparo

Antes de grelhar sua carne, é bom prepara-la bem, retirando o excesso de gordura (mas não tire tudo) e deixando a mais macia. Se for o caso de preparar um filé mignon grelhado, por exemplo, não há a necessidade de amaciar.

As carnes que são mais gordurosas como picanha e contrafilé só precisam ser removidas as gorduras se tiverem em excesso. Do contrário, são justamente as gorduras que realçam ainda mais o sabor.

2º Passo: Escolha uma boa grelha

Existem vários tipos de grelhas, aí vai do seu gosto. As mais práticas são aquelas que vão direto ao fogão. As elétricas demoram um pouco mais para grelhar, mas também vale a pena. Também você pode escolher aquelas grelhas tipo churrasqueira que dão um sabor incomparável para a carne.

3º Passo: Preaqueça a grelha

O preaquecimento da grelha é um fator muito importante para que seu grelhado de carne vermelha fique um sucesso.

Depois de preaquecida, você precisará colocar 1 fio de azeite na grelha. Mas se você escolher um tipo de grelha tipo churrasqueira, o ideal é colocar o azeite no momento em que você estiver temperando.

4º Passo: De olho no ponto

Grelhar significa tostar dourar a grelha. Portanto, o ponto ideal da carne é quando começar a ficar com aquela corzinha.  Ao colocar não mexa a carne até que ela comece a cozinhar (selar) o primeiro lado.

Se você deixar passar muito o ponto, ela ficará ressecada. Seu suco natural irá se perder, e ela não ficará tão suculenta.

Quanto à espessura da carne, o ideal é 2cm para contrafilé e de 4 a 5 cm para filé mignon. Se você for fazer um filé mignon ou alguma outra carne mais grossa, o ideal é que você deixe a grelha em fogo mais baixo.

Carnes mais grossas precisam de um tempo maior de cozimento para deixar seu interior bem macio.

Como servir carne grelhada?

E para servir a carne grelhada, se você quiser pode incrementar com alguns acompanhamentos. Um bom molho de mostarda, molho rosé, molho de alho, molho barbecue ou molho picante são ideais.

Você pode acompanhar com um arroz à grega e legumes grelhados. Quer prato mais saudável do que esse?

Outra opção bem farta é um arroz branco com maionese (ou purê), batatas rústicas e um vinagrete delicioso.

E uma opção para quem gosta de pratos fitness, é escolher uma salada bem variada e colorida para acompanhar o grelhado.

As opções de pratos que acompanham carne grelhada são muitas. Vale a pena caprichar na escolha para arrancar elogios dos convidados. Espero ter lhe ajudado muito com estas dicas de como grelhar carne.

Agora é com você! Não esqueça nenhuma dica e aos poucos você vai aperfeiçoando este prato e tenho certeza que fará a melhor carne grelhada. Não esqueça de compartilhar estas informações para ajudar mais pessoas que também possuem esta mesma dúvida que você, combinado? 

Postagens mais visitadas deste blog

Receita-Pamonha Assada :

Ingredientes 4 xícaras de chá de milho verde 6 espigas 2 xicaras de cha de leite 1 colher sopa de margarina 1 x e meia de cha de açucar 4 colheres de sopa de amido 1 colher sopa de fermento Preparo Bata no liquidificador todos os ingredientes, depois junte 1 colher de sopa de fermento em pó e bata só para misturar. Despeje a mistura em uma forma de aro removivel enfarinhada e leve para assar em forno pré-aquecido em 200º coberta com papel aluminio até dourar. Mais ou menos 40 minutos. depois retire o papel para dourar mais um pouquinho desenforme depois de fria.

Receita-X-Bacon :

Ingredientes : 2 fatias de Bacon Fatias Double Smoked Seara Gourmet 1 pão de hamburguer com gergelim cortado ao meio Folhas de alface mimosa verde a gosto Fatias de tomate a gosto Cebola roxa em rodelas a gosto 2 colheres de maionese 1 Tradicional Burguer Seara Gourmet ao ponto 2 fatias de queijo emmental Modo de preparo Em uma frigideira, junte as fatias de Bacon Fatias Double Smoked Seara Gourmet. Ligue o fogo no mínimo e grelhe as fatias de bacon por cerca de 4 minutos virando na metade do tempo ou até estarem douradas; Na parte inferior do pão de hambúrguer adicione as folhas de alface, as rodelas de tomate, a cebola roxa, a maionese, o Tradicional Burguer Seara Gourmet ao ponto, as fatias de queijo e o bacon. Feche com a metade superior do pão e sirva.

Barbatimão-Propriedades , Benefícios :

Barbatimão-Propriedades , Benefícios : Os benefícios do barbatimão estão relacionados às suas propriedades antibacterianas, anti-inflamatórias, antissépticas, adstringentes e cicatrizantes. Por isso, a planta é estudada para o tratamento de diversas doenças, desde doenças geniturinárias femininas (como a infecção urinária) até cânceres....