Pular para o conteúdo principal

Valéria-Isotônicos & Energéticos-Assuntos Relacionados :

Valéria-Isotônicos & Energéticos-Assuntos Relacionados :

Isotônicos e energéticos devem ser ingeridos sempre com moderação

Isotônicos

Isotônicos são usados por atletas; energético e álcool não combinam.

Qual a melhor hora para tomar um isotônico ou energético, quanto é bom beber, quais as indicações e os riscos desses produtos são dúvidas de muitas pessoas.

O isotônico serve para repor sais minerais (como sódio e potássio) e carboidratos perdidos por atletas em exercícios intensos e/ou que duram mais de uma hora. Também evitam cãibras e a desidratação.

Esse suplemento é recomendado durante e depois da atividade, e deve ser evitado por indivíduos que não praticam exercícios, sofrem de insuficiência cardíaca, hipertensão arterial ou doenças renais. Isso porque os isotônicos contêm muito sódio (entre 50 mg e 160 mg por garrafa, contra 11 mg de um refrigerante, em média).

os isotônicos não substituem o soro em casos de diarreia, embora possam ajudar quando o problema não é tão sério. É importante, ainda, ficar atento aos rótulos dos produtos, pois eles contêm calorias – 500 ml têm cerca de 120 kcal.

Crianças só devem consumir isotônicos se forem atletas que participam de competições. O uso indiscriminado, para substituir a ingestão de água ou sucos naturais, deve ser abolido, destacaram os especialistas.

Antes dos exercícios, é indicado ingerir de 200 ml a 400 ml de líquidos. Pode ser suco, água ou isotônico – mas atenção: não beba isotônico antes se você já fez uma refeição com carboidratos, pois a bebida já contém esse nutriente.

Durante o exercício, é recomendado consumir entre 500 ml e 2 litros de água e isotônico. A quantidade vai depender de quanto de suor a pessoa perdeu. Se suou pouco, deve beber 1 litro de isotônico. Se suou muito, são necessários 1 litro de isotônico e mais 1 litro de água. Após as atividades, o consumo ideal é de 1,5 litro de líquido para cada quilo perdido. Nesse momento, também é importante consumir frutas e alimentos.

Para calcular quanto você perde de água durante os exercícios, pese-se antes e depois e transforme o resultado de gramas em mililitros. Por exemplo: se você perdeu 400 gramas, reponha 400 ml durante a atividade. O ideal é repor isso com metade de água e metade de isotônico, de forma fracionada.

Ao fim do exercício, a quantidade de líquido que você deve repor corresponde a 1,5 vez o peso que você perdeu. Por exemplo: se você perdeu 400 gramas, reponha 600 ml. Pode ser com suco, água, isotônico ou fruta. A reposição deve ser feita nas 2 horas seguintes ao treino, também de forma fracionada.

Energéticos

As bebidas energéticas contêm várias substâncias, mas as mais importantes são a cafeína e a taurina. A cafeína deixa a pessoa mais alerta, e a taurina é um aminoácido que diminui o cansaço muscular.

A bebida é muito consumida por atletas que competem, para melhorar o desempenho físico. É importante ressaltar que, em doses muito altas, a cafeína era proibida por atletas porque fazia parte do doping. Em 2004, porém, o Comitê Olímpico liberou o uso.

É preciso ficar atento à quantidade de cafeína consumida por dia. Quando uma pessoa bebe energético, precisa levar em conta todos os alimentos que ingeriu ao longo do dia que também contêm cafeína, como café, chocolate, refrigerante com cola e chá preto.

O consumo excessivo de cafeína pode causar insônia, transtorno de ansiedade, gastrite, dor de cabeça, arritmia cardíaca, intoxicação e tremores.

As pessoas começam a apresentar sintomas se consumirem acima de 250 mg de cafeína por dia – cinco xícaras de café de 60 ml já atingem essa quantidade. Quem tem problemas cardíacos ou hipertensão arterial deve consumir uma dose menor.

Por essa razão, as bebidas energéticas devem ser ingeridas esporadicamente, quando a pessoa estiver muito sonolenta ou cansada e precisar se manter alerta para uma atividade. Além disso, crianças não devem tomar energético, pois a quantidade de cafeína é muito alta.

Os energéticos também não devem ser misturados com álcool, que faz com que a pessoa não reconheça seu real estado de embriaguez, levando-a a aumentar a chance de intoxicação, tanto pela bebida quanto pelo energético. O álcool também melhora a “palatabilidade” do energético, fazendo com que a pessoa beba mais.

Fonte-Bem Estar....

Postagens mais visitadas deste blog

Nectarina-Benefícios :

Nectarina-Benefícios : A nectarina, assim como o pêssego, se destaca por ser fonte de minerais indispensáveis para o organismo. Ela tem alto teor de potássio, que ajuda a regular a pressão arterial, auxilia no controle de água do organismo e, claro, é fundamental para a saúde dos músculos (evita dores como cãibras). A nectarina é uma fruta rica em fibras, vitaminas, sais minerais e antioxidantes, que traz muitos benefícios para a saúde:  Controle de colesterol A nectarina é rica em pectina, o que ajuda a controlar os níveis de colesterol no sangue.  Prevenção do envelhecimento precoce Os antioxidantes presentes na nectarina, como zeaxantina, betacaroteno e luteína, protegem contra danos celulares provocados por radicais livres.  Manutenção do peso corporal A nectarina é uma fruta de baixa caloria e rica em fibras, o que ajuda a aumentar a sensação de saciedade e a manter o peso.  Combate à prisão de ventre As fibras presentes na nectarina ajudam a regular o trânsito ...

Receita : Shake de Morango com Laranja : Amor , Seu quente , forte , duro , arroxado e pesado ' Suador Da Fera ' , Arrepia Os Pelos , Estremece O Corpo ; E Levanta A Franja !!!

Ingredientes :   1 xícara de chá de suco de laranja 1 xícara de chá de morangos 1 banana fatiada 1 envelope de adoçante 3g 2 cubos de gelo Modo de preparo : Bata o suco , o morango , a banana , o adoçante , e o gelo no liquidificador até ficar cremoso . Beba em seguida . 

Receita-Casadinho de Brigadeiro no Copinho : O Caninho No Copinho , Amei !!!

Ingredientes   Brigadeiro preto: 1 lata de leite condensado 3 colheres de chocolate em pó 1 colher de sopa cheia de manteiga sem sal Brigadeiro branco 1 lata de leite condensado 1 colher de manteiga sem sal 2 gemas Para finalizar Açúcar refinado . Modo de Preparo Levar ao fogo as duas receitas de brigadeiro em panelas separadas Deixar cozinhar em fogo baixo mexendo sempre por 10 minutos Retirar do fogo e colocar em travessa untada com margarina para esfriar Pegar pequenas porções de cada massa juntar e fazer bolinhas,passar no açúcar refinado Colocar em forminhas próprias e servir. Obs:Para fazer no copinho basta fazer A massa dos brigadeiros mais mole E fazer as camadas conforme a foto.