De chia , abóbora, girassol , linhaça , gergelim , quinoa , melancia , outras ...
As sementes são ricas em nutrientes, como vitaminas, minerais, fibras, aminoácidos e antioxidantes, que podem ser benéficos para o organismo. Podem ser consumidas no café da manhã ou em outras refeições, como salgadas em saladas ou omeletes.
Aqui estão alguns benefícios das sementes:
Antioxidantes
As sementes, como chia, linhaça e quinoa, são ricas em antioxidantes que ajudam a neutralizar o estresse oxidativo no corpo e a prevenir danos celulares.
Ácidos graxos essenciais
As sementes de chia e abóbora são ricas em ácidos graxos ômega 3 e ômega 6, que são fundamentais para a saúde cardiovascular e podem reduzir o risco de doenças cardíacas.
Fibras
As sementes são ricas em fibras, o que pode ajudar a aumentar o tempo de digestão dos alimentos e a diminuir a fome ao longo do dia.
Proteínas
As sementes de papoula são repletas de proteínas, fibras, cálcio, magnésio, potássio, zinco, selênio e vitamina E.
Colesterol
As sementes de gergelim são ricas em fibras alimentares e podem ajudar a equilibrar os níveis de colesterol no organismo.
No entanto, as sementes são consideradas calóricas e, em excesso, podem contribuir para o ganho de peso. A recomendação é consumir cerca de 10 g por dia, o que equivale a uma colher de sopa.