Pular para o conteúdo principal

Valéria : Um Churrasco Mais Saudável :

Valéria : Um Churrasco Mais Saudável : 

O churrasco está quase sempre relacionado a comemorações e encontros entre amigos e familiares
O churrasco é um dos eventos sociais preferidos dos brasileiros.
Desde sua origem no Rio Grande do Sul - era uma opção prática para os vaqueiros - a carne assada em brasas ganhou novos acompanhamentos e, por consequência, mais calorias. Mas quem se preocupa com a saúde não precisa fugir do espeto: basta fazer as escolhas certas e controlar as quantidades.

"A carne faz parte da dieta humana e é uma fonte importante de nutrientes e vários minerais como ferro e vitaminas como a B12. Porém, ela deve fazer parte de uma alimentação equilibrada.

Veja algumas dicas de como deixar o churrasco mais saudável:

DEIXE A CARNE MAIS LONGE DA BRASA - durante a preparação do churrasco, a fumaça do carvão libera alcatrão e hidrocarbonetos policíclicos aromáticos, substâncias com alto potencial cancerígeno.
Para não se correr o risco, é melhor não comer esse tipo de prato todas as semanas.
O ideal é assar a carne a uma distância maior da brasa. "Nos Estados Unidos, por exemplo, costumam assar a um palmo da brasa.
Isso é muito ruim.
O ideal é que fique de 50 a 80 cm do fogo.
Demora um pouco mais, mas, então, comece mais cedo

Churrasco é uma ótima opção para quem está de dieta".
Mas, se a preocupação é com o peso, ela recomenda cortar a maionese de batata como acompanhamento.

"Os apreciadores do churrasco não precisam abrir mão deste prazer, mas se faz necessário  saber dosar a frequência, a quantidade e as combinações.
Os malefícios de uma alimentação desequilibrada apenas ocorrem se no dia a dia o hábito alimentar for como um todo ruim".

O correto é consumir uma variedade de alimentos:
A carne é fonte de proteínas, mas o ideal é não deixar de ingerir carboidratos, de preferência os integrais, frutas, verduras e gorduras saudáveis, que também fazem parte da alimentação, mesmo num churrasco".

O churrasco tem uma conotação cultural extremamente importante:
"Ele agrega as pessoas, está presente geralmente quando se comemora alguma coisa.
É interessante que outros primatas também comemorem com carne.
É preciso entender seu aspecto antropológico".

Bem passada

Quando se fala em carne e saúde, um alerta:
Tem gente que adora comer aquela fatia bem queimada, quase preta.
Isso é perigoso, porque haverá a presença de nitrosaminas, compostos químicos cancerígenos.
Se ela for bem passada não é uma boa ideia consumi-la".
Outra observação importante: "Não é a carne que faz mal, é o excesso de gordura".

O modo incorreto de se aproveitar um churrasco: uma pessoa pega um pedaço de linguiça, depois salsicha, depois carne e muita salada de maionese. 
Às vezes, já havia até começado com pão com alho, feito com margarina.
Um erro, pois ela é ainda pior que a gordura da carne.
A pessoa está fazendo o ritual errado e, no fim, a culpada será a carne", admite.

Porém, se a pessoa começar com um aperitivo de carne magra com cenoura, salada, cebola ou pimentão assado e, em seguida, pegar um pedaço de linguiça, uma carne magra (ou retirar a gordura visível da porção escolhida) e trocar a salada de maionese por uma de folhas verdes e legumes e grãos, estará optando por um prato mais saudável.

A carne de frango deve ser consumida sem a pele e os melhores peixes para churrasco são salmão e badejo, que possuem menor quantidade de gorduras".
   
Ela lembra que a costela suína e bovina são muito gordurosas, e é bom evitá-las.
As carnes processadas, como linguiça, hambúrguer e salsicha, entre outras, são conservadas com "nitritos e nitratos", substâncias que, no estômago, são transformadas em nitrosaminas, que aumentam os riscos de câncer no estômago e no intestino. Portanto, seu consumo também deve ser restringido.

Bebidas polêmicas

"A vida não é como queremos, é como ela é. Álcool e refrigerantes fazem parte dela", Ao invés de falar mal deles, o certo é aprender a usá-los.
O álcool está na civilização há séculos e o refrigerante faz parte da vida moderna.
O que é correto?
Não beber todos os dias, mas deixá-los para os domingos e dias de festas."

Os tempos modernos são culpados por alguns excessos:
Anos atrás não existiam essas garrafas de dois litros de refrigerante.
A pessoa tomava uma garrafa pequena e ficava satisfeita.
Agora, parece que tem de beber tudo.
Refrigerante é prazer, mas não é hidratação. Para se hidratar, tome água".

Aconselhado trocar a bebida:
O refrigerante deve ser evitado, pois contribui para a retenção de líquido e possui muito açúcar, sódio e conservantes.
Podemos substituir por um suco de frutas natural".
O limão é rico em vitamina e possui um pH ácido que, associado ao trabalho enzimático, ajuda na quebra parcial das cadeias proteicas, o que facilita a digestão das carnes.

Sobre bebidas alcoólicas, a diferença entre elas são seus teores alcoólicos.
Assim, 600 ml de cerveja são iguais a uma dose de uísque; escolha um dos dois, não tome ambos.
É aconselhável alternar o álcool com outras bebidas e moderar:
Vai beber caipirinha, tudo bem.
Mas depois tome refrigerante ou água.
Vai tomar cerveja? Conte quanto está tomando, não vá simplesmente enchendo o copo a toda hora."

O ideal seria evitá-las para não tornar a refeição mais pesada, gordurosa, calórica e desequilibrada, além de facilitar o acúmulo de gorduras.
Um copo de caipirinha de frutas com açúcar, por exemplo, possui cerca de 300kcal , o equivalente a duas latas de cerveja (151 kcal cada).

Fumaça do carvão

A forma de assar a carne também é polêmica, pois, durante o preparo, a fumaça do carvão libera alcatrão e hidrocarbonetos policíclicos aromáticos, substâncias com alto potencial cancerígeno.

Um Alerta:
A associação é feita principalmente com as carnes vermelhas, porque elas são preparadas mais frequentemente em churrasco ou na chapa".

Para não abrir mão desse prazer, mas manter a segurança.
Uma dica.
O ideal é deixar a carne a uma distância maior da brasa. Nos Estados Unidos costumam assar a um palmo.
Isso é péssimo. O indicado é que a carne fique a 50, 80 cm do fogo. Demora um pouco mais? Então, comece a assar mais cedo!", encerra.

Postagens mais visitadas deste blog

Nectarina-Benefícios :

Nectarina-Benefícios : A nectarina, assim como o pêssego, se destaca por ser fonte de minerais indispensáveis para o organismo. Ela tem alto teor de potássio, que ajuda a regular a pressão arterial, auxilia no controle de água do organismo e, claro, é fundamental para a saúde dos músculos (evita dores como cãibras). A nectarina é uma fruta rica em fibras, vitaminas, sais minerais e antioxidantes, que traz muitos benefícios para a saúde:  Controle de colesterol A nectarina é rica em pectina, o que ajuda a controlar os níveis de colesterol no sangue.  Prevenção do envelhecimento precoce Os antioxidantes presentes na nectarina, como zeaxantina, betacaroteno e luteína, protegem contra danos celulares provocados por radicais livres.  Manutenção do peso corporal A nectarina é uma fruta de baixa caloria e rica em fibras, o que ajuda a aumentar a sensação de saciedade e a manter o peso.  Combate à prisão de ventre As fibras presentes na nectarina ajudam a regular o trânsito ...

Receita : Shake de Morango com Laranja : Amor , Seu quente , forte , duro , arroxado e pesado ' Suador Da Fera ' , Arrepia Os Pelos , Estremece O Corpo ; E Levanta A Franja !!!

Ingredientes :   1 xícara de chá de suco de laranja 1 xícara de chá de morangos 1 banana fatiada 1 envelope de adoçante 3g 2 cubos de gelo Modo de preparo : Bata o suco , o morango , a banana , o adoçante , e o gelo no liquidificador até ficar cremoso . Beba em seguida . 

Receita-Casadinho de Brigadeiro no Copinho : O Caninho No Copinho , Amei !!!

Ingredientes   Brigadeiro preto: 1 lata de leite condensado 3 colheres de chocolate em pó 1 colher de sopa cheia de manteiga sem sal Brigadeiro branco 1 lata de leite condensado 1 colher de manteiga sem sal 2 gemas Para finalizar Açúcar refinado . Modo de Preparo Levar ao fogo as duas receitas de brigadeiro em panelas separadas Deixar cozinhar em fogo baixo mexendo sempre por 10 minutos Retirar do fogo e colocar em travessa untada com margarina para esfriar Pegar pequenas porções de cada massa juntar e fazer bolinhas,passar no açúcar refinado Colocar em forminhas próprias e servir. Obs:Para fazer no copinho basta fazer A massa dos brigadeiros mais mole E fazer as camadas conforme a foto.