Taioba-Propriedades , Benefícios :
A Taioba conta com diversos nutrientes e vitaminas que a fazem ser um alimento bastante saudável, capaz de auxiliar o corpo a desenvolver as atividades cotidianas e aumentar a qualidade de vida.
Além disso, ela é um alimento rico em fibras e conta com apenas 46 calorias em uma porção de 100 gramas, o que a faz ser um ótimo alimento para quem busca o emagrecimento (dieta hipocalórica), visto que, além de pouco calóricas, as fibras alimentares a ajudam a regular o intestino e aumentar a sensação de saciedade.
Uma análise do valor nutricional da folha de taioba feita no artigo “Taioba (xanthosoma sagittifolium): composição química e avaliação das propriedades funcionais in vivo (2013) constatou que ela é rica em proteína, fibras, vitamina C, cálcio e ferro.
Outro estudo realizado em laboratório, denominado “Caracterização química e estudo das propriedades funcionais biológicas in vivo da folha de taioba” (2011), concluiu que a planta possui uma potente ação antioxidante, além de elevada fermentabilidade e capacidade de ligação com ácidos biliares, o que resulta, com o consumo regular da verdura, em menor concentração de colesterol sérico e redução do risco de câncer de cólon.
Para que você conheça mais sobre cada nutriente presente na taioba, vamos apresentá-los por meio de valores obtidos na Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA), um renomado banco de dados criado por especialistas e acadêmicos da Universidade de São Paulo (USP).
Segundo a TBCA, uma porção de 100 gramas de folha de taioba possui os seguintes valores listados abaixo.
Nutriente Valor
Energia 46 kcal
Carboidratos 7,69 g
Proteínas 3,65 g
Lipídios 1,34 g
Fibra Alimentar 5,68 g
Ácidos graxos saturados 0,29 g
Ácidos graxos monoinsaturados 0,14 g
Cálcio 130 mg
Ferro 2,43 mg
Sódio 1,48 mg
Magnésio 37,7 mg
Fósforo 67,3 mg
Potássio 370 mg
Zinco 0,81 mg
Cobre 0,20 mg
Selênio 0,50 mcg
Vitamina A (RE) 1.176 mcg
Vitamina A (RAE) 588 mcg
Vitamina E 3,67 mg
Vitamina B6 0,12 mg
Vitamina C 22,9 mg
Segundo estudo desenvolvido por pesquisadores da UNICAMP, denominado “Caracterização química e estudo das propriedades funcionais biológicas in vivo da folha de taioba” (2011), a folha de taioba conta com níveis abundantes dos aminoácidos ácido aspártico, ácido glutâmico, arginina, alanina, leucina e lisina. É possível verificar isso a partir de uma análise chamada aminograma, que foi realizada com as folhas da verdura.
O mesmo estudo também demonstrou a composição monossacarídica da planta e apontou a glicose como sendo o monômero mais abundante, seguido da frutose como o segundo monossacarídeo em níveis presentes.