Valéria : Chocolate : Os Benefícios do Mesmo :
Alguns dos benefícios do chocolate são melhorar a circulação sanguínea, prevenir o câncer e fazer bem ao coração.
Isso ocorre porque o chocolate é rico em flavonoides, epicatequina e ácido gálico que são substâncias anti oxidantes que combatem os radicais livres.
Os radicais livres são o resultado de interações químicas no organismo e acabam acarretando o envelhecimento e o aparecimento de diversas doenças.
Contudo, não vale exagerar. O chocolate possui muitas calorias, pelo que deve ser consumido moderadamente. Um outro aspecto importante é que o chocolate deve ser escuro, que são os amargo ou meio amargo.
Uma pesquisa científica comprovou que comer chocolate com regularidade ajuda a emagrecer mesmo que o indivíduo não faça dieta e não pratique exercícios.
Segundo os investigadores os indivíduos que comem pequenas quantidades de chocolate, principalmente o chocolate preto ou meio amargo, no mínimo 3 vezes por semana são mais magros que os que comem grandes quantidades de chocolate de forma desordenada.
Os cientistas confirmaram ainda que pequenas doses de chocolate no organismo favorece o metabolismo, mantendo-o mais acelerado e pode reduzir o acumulo de gordura no corpo, mas não souberam explicar exatamente como isto funcionaria.
Sabe-se que o chocolate traz inúmeros benefícios para a saúde, devido ao seu alto teor de substâncias antioxidantes, especialmente as catequinas que atuam diretamente sob a insulina e sob a pressão arterial, mas neste estudo ficou claro que um outro benefício do chocolate para a saúde seria ajudar a emagrecer.
Contudo, como o chocolate é uma substância muita calórica e os investigadores não referiram quais seriam as quantidade ideais do consumo do chocolate para quem deseja emagrecer, mas há um consenso geral de ingerir apenas 1 quadradinho de uma barra de chocolate meio amargo ou de chocolate preto por dia para evitar o aumento do peso e poder tirar proveito de todos os seus benefícios.